Rádios RBV

16 casos de febre maculosa são investigados em Santa Catarina

A doença é transmitida por carrapatos e pode causar febre, feridas e dores musculares

Fonte:
Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Saúde

A febre maculosa é uma doença transmitida pela picada do carrapato infectado com a bactéria Rickettsia. Em Santa Catarina, a principal espécie associada à doença é a Rickettsia parkeri, transmitida pelo carrapato Amblyomma ovale. Essa bactéria geralmente causa quadros leves, com sintomatologia moderada a grave.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

No Brasil, o carrapato-estrela, infectado pela Rickettsia rickettsii, transmite a forma mais severa da doença, registrada principalmente em áreas de mata e pastagens.

A capivara, um dos animais encontrados na região, não transmite a febre, mas serve de fonte de infecção para os carrapatos.

Febre maculosa em Santa Catarina

Até agora, em 2025, foi confirmado apenas um caso de febre maculosa em Santa Catarina, com 16 outros sob investigação.

Em 2024, foram registrados 68 casos, todos com formas mais brandas da doença e evolução para cura.

A febre maculosa é caracterizada por febre, uma ferida arredondada no local da picada e sintomas como mal-estar, dor muscular e erupções na pele.

Veja também

A cada seis trabalhadores contratados em SC, um é estrangeiro

Capivara causa acidente em Rio das Antas

Os sintomas geralmente surgem entre 2 e 14 dias após a picada. A recomendação médica é procurar atendimento ao apresentar esses sinais, principalmente em áreas de risco como florestas e fazendas.

Prevenção

As medidas de proteção e controle da doença estão baseadas no impedimento do contato com o carrapato. Entre elas, a importância do uso de roupas adequadas em áreas com possível presença de carrapatos; bem como a inspeção do corpo após atividades ao ar livre em áreas de possível transmissão. Além disso, manter gramados aparados e áreas limpas diminui a presença desses vetores em ambientes residenciais.

Também é recomendado

  • Usar roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro;
  • Usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas;
  • Evitar andar em locais com grama ou vegetação alta;
  • Usar repelentes de insetos;
  • Verificar se você e seus animais de estimação estão com carrapatos;
  • Se encontrar um carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça;
  • Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza. Depois de remover o carrapato inteiro, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água;
  • Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença. Após a utilização, coloque todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos insetos.

Conheça as espécies da bactéria que ocorrem no Brasil

Rickettsia rickettsii, que leva ao quadro de Febre Maculosa Brasileira (FMB) considerada a doença grave, registrada no norte do estado do Paraná e nos Estados da Região Sudeste.

Rickettsia parkeri, que tem sido registrada em ambientes de Mata Atlântica (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Ceará), produzindo quadros clínicos menos graves, chamados de Febre Maculosa por Rickettsia parkeri (FMRP). Essa forma da doença é mais leve e não apresenta casos graves ou óbitos em geral.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Flor-leopardo queima ao sol sem o substrato certo — veja como evitar

Você já teve uma flor que parecia perfeita, mas...

Fraiburgo foi a cidade do Meio-Oeste com menor temperatura neste sábado

A manhã deste sábado (31) foi marcada por geada...

Polícia Militar recebe drones de alta performance em SC

A Polícia Militar de Santa Catarina conta agora com...

Mostra Cultural e SEMAD 2025 encantam o público em Fraiburgo

Nos dias 28 e 29 de maio, Fraiburgo foi...

Conta de luz fica mais cara a partir de junho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comunicou nesta...

Mais Lidas da semana

Bolsonaro vem a SC para lançar projeto Rota 22 em julho

No próximo dia 5 de julho, a Arena Opus,...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com frio ao amanhecer e tempo firme

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Ponte entre Rio das Antas e Videira será liberada após 10 anos de espera

A ponte localizada na rodovia SC-135, que cruza o...

Lula passa mal e cancela reuniões com Ministros em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou exames...

Pesque Pague Catapam suspende temporariamente as atividades em Caçador

O conhecido Pesque Pague Catapam, localizado na Linha Cará,...

Outros Tópicos Interessantes