Um ato de coragem, preparo e solidariedade marcou a rotina de um estudante do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Videira. Na última segunda-feira (15), Luiz Henrique dos Santos, acadêmico da 3ª fase do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, utilizou os conhecimentos adquiridos em sala de aula para salvar a vida de uma criança de apenas 3 anos que sofreu uma parada cardiorrespiratória.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A ocorrência aconteceu quando o pai da criança trafegava de caminhão e percebeu que o filho havia desfalecido. Em busca de ajuda urgente, ele parou no primeiro estabelecimento próximo à rodovia, local onde Luiz Henrique trabalha.
Conhecimento colocado em prática
Inicialmente, a suspeita era de que a criança estivesse engasgada. No entanto, ao assumir o atendimento, o estudante realizou a avaliação da situação e constatou a ausência de sinais vitais.
Veja também
Educação ambiental ganha força com novo projeto em Iomerê
Parceria entre SESI e MBRF transforma comunicação e promove acessibilidade
Com rapidez, calma e técnica, Luiz iniciou imediatamente as manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), procedimento aprendido durante as aulas da disciplina de Primeiros Socorros do curso técnico.
A ação foi decisiva para restabelecer os sinais vitais da criança antes da chegada do atendimento especializado, proporcionando alívio e esperança aos familiares.

Formação que salva vidas
Após o ocorrido, Luiz compartilhou a experiência com professores e colegas do IFC, destacando a importância dos conhecimentos adquiridos durante a formação. O aluno também agradeceu ao professor Jacob Michels, responsável pela disciplina de Primeiros Socorros, pelos ensinamentos que lhe deram confiança para agir em um momento tão delicado.
Para a coordenadora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, professora Fernanda Zanotti, a atitude do aluno representa o verdadeiro propósito da educação profissional.
“Além de preparar profissionais para o mercado de trabalho, o curso forma cidadãos capazes de agir com responsabilidade, competência e humanidade em situações que podem salvar vidas.”
Exemplo de cidadania e responsabilidade
O episódio reforça a importância do ensino de primeiros socorros e demonstra como o conhecimento adquirido em sala de aula pode fazer a diferença em situações de emergência.
Mais do que um exemplo de competência técnica, a atitude de Luiz Henrique evidencia o compromisso social da educação e mostra como a preparação adequada pode transformar momentos críticos em histórias de superação e esperança.




