Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Cidades do Meio-Oeste e Serra têm umidade do ar inferior à do deserto do Saara

Os índices umidade do ar ficaram iguais ou inferiores aos do Saara, onde a umidade varia entre 14% e 20%

Quatro cidades de Santa Catarina enfrentam níveis críticos de umidade do ar nesta terça-feira (03). Bom Jardim da Serra e Caçador marcaram 15%, Curitibanos 16% e Joaçaba 17%, segundo o Inmet. Esses índices são iguais ou menores que os registrados no deserto do Saara, onde a umidade varia entre 14% e 20%.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A onda de calor que atinge o país e a falta de chuva agravam a seca, que persiste há mais de 100 dias em algumas regiões.

Publicidade

Nesta terça, o calor intenso levou estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a alcançarem temperaturas de até 40°C. Em São Paulo e Minas Gerais, o termômetro marcou 39°C.

A situação é comparável ao deserto do Atacama, no Chile, o mais seco do mundo, onde a umidade chegou a 5%. No Brasil, dez cidades registraram níveis próximos a 7% de umidade.

Veja também

Fumaça da Amazônia volta a cobrir Santa Catarina

Seca histórica ameaça produção de alimentos no Brasil

Além da seca, a qualidade do ar está comprometida devido às queimadas na Amazônia e no Centro-Oeste.

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta sobre a piora na qualidade do ar causada pela fumaça transportada para o Sul do Brasil por ventos quentes, especialmente o Jato de Baixos Níveis (JBN).

Imagens de satélite mostram a fumaça sobre o estado, visível na coloração avermelhada do céu ao amanhecer e entardecer.

A fumaça pode reduzir a visibilidade e afetar a saúde pública, especialmente para grupos vulneráveis.

A previsão é que a fumaça persista até que as queimadas sejam controladas ou que a chuva retorne, o que deve ocorrer entre primavera e verão.

A Defesa Civil recomenda o aumento da ingestão de água e o monitoramento de sintomas respiratórios, como tosse e irritação nos olhos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV/ NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

CDL Caçador divulga novos ganhadores do Show de Prêmios

A CDL Caçador realizou na manhã deste sábado, 13,...

Idoso é encontrado em milharal após buscas com drone térmico

Um homem de 61 anos, que estava desaparecido desde...

Réu é condenado a 7 anos por tentativa de homicídio contra jornalista JB

O homem que tentou matar o jornalista João Batista...

Pavimentação da SC-451 entre Fraiburgo e Frei Rogério é iniciada

Após mais de quatro décadas de espera, a pavimentação...

Mais Lidas da semana

Vítima de capotamento na SC-150 se formaria neste sábado em Joaçaba

Uma jovem de Capinzal morreu na madrugada desta sexta-feira...

Ciclone extratropical atípico: saiba por que o Sul do Brasil está em alerta

Um ciclone extratropical se formará entre a noite desta...

Governo de SC suspende aulas da Rede Estadual devido à chegada de ciclone

O Governo do Estado de Santa Catarina decidiu suspender...

Aprovado porte de arma para proprietários e trabalhadores rurais

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania...

Motociclistas invadem pista de BMX em Videira, causando danos e prejuízos ao esporte

Na noite de domingo (7), pelo menos quatro motociclistas...

Outros Tópicos Interessantes