Conviver com uma doença crônica é possível, desde que o paciente siga alguns cuidados. No caso da diabetes, é fundamental ter uma dieta saudável e equilibrada para manter o nível de açúcar no sangue baixo. Contudo, nem todos os alimentos que são bons para a maioria das pessoas devem ser incluídos na dieta para diabetes.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo a Sue Cotey, médica especialista da Clínica Cleveland, centro médico de renome mundial que fica em Ohio, nos Estados Unidos, é fundamental evitar alimentos e bebidas processados e ricos em calorias para manter o açúcar no sangue equilibrado.
“O que você come e bebe pode impactar sua glicose, que seu corpo usa para obter energia. A insulina produzida pelo seu pâncreas é essencial para usar essa glicose para obter energia, transferindo-a para suas células”, apontou a médica.
Veja também
Presidente se recupera de cirurgia após sangramento no cérebro
Hotel em Canoinhas é evacuado após incêndio na cozinha
SC recebe 50 mil doses de nova vacina contra a Covid-19
No entanto, o processo é diferente em quem tem diabetes. O corpo de quem tem a doença não produz insulina suficiente ou para todos os processos necessários.
A alimentação de quem vive com diabetes deve ser acompanhada por um profissional da saúde, assim como seu tratamento. No entanto, para variar as receitas, Sue Cotey recomenda alguns alimentos que ajudam a diminuir a glicose no sangue.
Os cinco alimentos
Batata-doce: Uma ótima fonte de vitamina C, potássio e fibras. Experimente uma pitada de canela, cravo, noz-moscada ou pimenta da Jamaica para um sabor extra. Além disso, a batata yacon também ajuda a controlar a glicemia e é, inclusive, conhecida como “batata do diabético”.
Vegetais crucíferos: São os brócolis, repolho, couve-flor, couve e couve-de-bruxelas. Esses vegetais livres de amido são ricos em potássio, folato e vitamina C.
Leguminosas: Feijão, grão-de-bico, ervilhas, amendoim, lentilhas, entre outros — você estará comendo um alimento carregado de fibras e proteínas que vai te satisfazer por mais tempo.
Oleaginosas: Nozes, amêndoas, castanha-do-pará, castanha-de-caju, entre outros, são fontes saborosas e saudáveis de fibras, gorduras boas e antioxidantes. Elas são ideais para um lanche rápido ou para adicionar em saladas, aveia e iogurte. Contudo, coma com moderação, pois nozes também podem ser ricas em calorias.
Abacate: tem baixo índice glicêmico e é rico em gorduras saudáveis (como o ômega-9), que ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina. Além disso, ele contém fibras que retardam a digestão, auxiliando no controle dos níveis de glicose no sangue.
Nossas Redes Sociais