Rádios RBV

Circulação do VSR aumenta e acende alerta para bronquiolite

Vírus VSR causa 80% das bronquiolites em bebês. Cuidados e prevenção são essenciais durante o outono e inverno no Sul do Brasil

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV

A bronquiolite por VSR (vírus sincicial respiratório) é uma das principais causas de internação entre bebês e crianças com menos de dois anos, especialmente na região Sul do Brasil, onde a circulação do vírus aumenta significativamente entre os meses de abril e agosto. O VSR é responsável por 80% dos casos de bronquiolite e por 60% das pneumonias nessa faixa etária, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Essa infecção respiratória atinge os bronquíolos — pequenas vias aéreas dos pulmões — causando inflamação, acúmulo de muco e dificuldade para respirar, principalmente em recém-nascidos e prematuros. Crianças com doenças cardíacas congênitas ou displasia broncopulmonar também fazem parte do grupo de risco.

Sintomas da bronquiolite por VSR

Os sintomas mais comuns da bronquiolite por VSR incluem tosse com chiado, febre, respiração acelerada, esforço respiratório (com afundamento do peito), narinas dilatadas e, em casos mais graves, coloração arroxeada ao redor da boca e das unhas.

Segundo o pediatra Amarildo Moro Ribas, “a grande maioria dos casos de bronquiolite aguda não precisa de tratamento específico. O corpo combate o vírus em cerca de uma semana.” Ele explica que o cuidado está em manter a hidratação, alimentação, higiene nasal e em alguns casos é indicada a fisioterapia respiratória.

Todavia o alerta é para o risco de evolução rápida em alguns quadros, que podem exigir internação e até suporte respiratório em UTI.

Circulação do VSR aumenta e acende alerta para bronquiolite
Circulação do VSR aumenta e acende alerta para bronquiolite (Foto: Divulgação)

Como prevenir a bronquiolite por VSR

A prevenção da bronquiolite por VSR começa com medidas simples: lavar bem as mãos antes de tocar na criança, manter os ambientes ventilados, higienizar brinquedos e mamadeiras e evitar contato com pessoas gripadas. Também é essencial proteger os pequenos de fumaça de cigarro e poluição. A amamentação e a vacinação em dia reforçam o sistema imunológico do bebê.

Imunização e avanços contra o VSR

Mesmo sem uma vacina específica para os bebês na rede pública, novas estratégias estão em andamento. Uma delas é a vacina Abrysvo, destinada às gestantes entre a 24ª e a 36ª semana. “Ela protege o bebê nos primeiros meses de vida por meio da transferência de anticorpos pela placenta”, explica o Dr. Amarildo Ribas. Por enquanto, está disponível apenas na rede privada.

Outra inovação é o anticorpo monoclonal nirsevimabe, que pode ser aplicado logo após o nascimento ou em qualquer fase da vida e é eficaz por até um ano. “Ele reduz em até 90% as internações por bronquiolite causada pelo VSR”, destaca o pediatra. A expectativa é que seja incorporado ao SUS nos próximos anos.

Já o palivizumabe, disponível no SUS, é direcionado a prematuros extremos e bebês com comorbidades. São cinco aplicações realizadas nos meses de maior circulação do VSR, de abril a agosto.

Está em estudos também a combinação da vacinação de gestantes contra o VSR e a utilização de nirsevimabe em bebês, especialmente prematuros.

Fique atento: informação também protege

A bronquiolite por VSR pode evoluir rapidamente e causar complicações graves. Por isso, o acompanhamento pediátrico e a orientação adequada são fundamentais. “Se surgirem sintomas como respiração acelerada, dificuldade para mamar ou sinais de cansaço, é essencial procurar atendimento médico o quanto antes”, orienta o Dr. Amarildo.

Enquanto os novos imunizantes não chegam à rede pública, a informação é a principal ferramenta de prevenção. Estar atento aos sinais e agir rápido pode salvar vidas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Herval d’Oeste lidera índice de violência contra a mulher em SC

O relatório da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação...

Vereador propõe estudo para novos hidrantes em Caçador

Durante a sessão da Câmara de Caçador, o vereador...

Formatura do Estudante Cidadão emociona comunidade escolar

Na noite de terça-feira (17), a Escola Municipal Ulysses...

Mais Lidas da semana

Governo Lula é avaliado como ruim ou péssimo por 40% dos brasileiros

Uma pesquisa recente do Datafolha, divulgada pela Folha de...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com nebulosidade e chuva se aproximando

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Morre Kalleo Pauletti, menino de 4 anos que lutava contra câncer

A comunidade de Tangará e toda a região estão...

Lanchonete em Videira é parcialmente destruída por incêndio

Durante a madrugada desta sexta-feira (13), o Corpo de...

Motociclista morre após grave colisão na SC-355 em Videira

Um grave acidente de trânsito registrado na manhã deste...

Outros Tópicos Interessantes