O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) está fazendo um apelo à população para participar da doação de sangue em Santa Catarina. A campanha busca sensibilizar a comunidade sobre a importância de manter os estoques de sangue abastecidos em todas as regiões do estado. O alerta é especialmente relevante neste período de férias, quando historicamente as doações caem, mas a demanda de hospitais e clínicas continua constante e, em alguns casos, pode até aumentar.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo a coordenação do HEMOSC, “a queda no número de doações nos meses de verão é histórica”. Por isso, em todo o estado, a instituição reforça a necessidade de mobilização da população em torno deste gesto solidário, capaz de salvar vidas.
Cada doação é fundamental para garantir que transfusões ocorram de forma segura e contínua, atendendo pacientes em situações de urgência ou tratamento de doenças crônicas.
O HEMOSC é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e administrado pela Organização Social FAHECE (Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON), que atua junto ao governo estadual na gestão e qualificação dos serviços de saúde pública.
Veja também
Sisu abre inscrições nesta segunda com mais de 274 mil oportunidades no Brasil
Mãe grávida e irmã de menino de 4 anos não resistem a acidente na SC-154
A instituição conta atualmente com sete hemocentros estratégicos localizados em
- Florianópolis,
- Criciúma,
- Chapecó,
- Joaçaba,
- Lages,
- Blumenau e
- Joinville.
Além de centrais de coleta em Tubarão e Jaraguá do Sul.
Os registros indicam que o HEMOSC é responsável por 98% do sangue coletado e distribuído em Santa Catarina.
Aumento de transfusões
Os dados mais recentes mostram que, entre janeiro e dezembro de 2025, houve um aumento de 5% nas doações em comparação a 2024, enquanto a demanda por transfusões cresceu 30% no mesmo período.
No momento da produção desta matéria, a página oficial do HEMOSC registrava baixos estoques de três tipos sanguíneos: A, O+ e O-.
As doações de sangue devem ser feitas mediante agendamento pelo site oficial, onde também estão disponíveis informações sobre requisitos para doação, horários de atendimento e endereços das unidades.

