Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Estoque de sangue em SC está baixo: HEMOSC pede ajuda da população

Entre janeiro e dezembro de 2025, as doações cresceram 5%, enquanto a demanda por transfusões aumentou 30%

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) está fazendo um apelo à população para participar da doação de sangue em Santa Catarina. A campanha busca sensibilizar a comunidade sobre a importância de manter os estoques de sangue abastecidos em todas as regiões do estado. O alerta é especialmente relevante neste período de férias, quando historicamente as doações caem, mas a demanda de hospitais e clínicas continua constante e, em alguns casos, pode até aumentar.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo a coordenação do HEMOSC, “a queda no número de doações nos meses de verão é histórica”. Por isso, em todo o estado, a instituição reforça a necessidade de mobilização da população em torno deste gesto solidário, capaz de salvar vidas.

Publicidade

Cada doação é fundamental para garantir que transfusões ocorram de forma segura e contínua, atendendo pacientes em situações de urgência ou tratamento de doenças crônicas.

O HEMOSC é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e administrado pela Organização Social FAHECE (Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON), que atua junto ao governo estadual na gestão e qualificação dos serviços de saúde pública.

A instituição conta atualmente com sete hemocentros estratégicos localizados em

  • Florianópolis,
  • Criciúma,
  • Chapecó,
  • Joaçaba,
  • Lages,
  • Blumenau e
  • Joinville.

Além de centrais de coleta em Tubarão e Jaraguá do Sul.

Os registros indicam que o HEMOSC é responsável por 98% do sangue coletado e distribuído em Santa Catarina.

Hemosc realiza semana especial em homenagem ao doador de sangue
Foto: Divulgação

Aumento de transfusões

Os dados mais recentes mostram que, entre janeiro e dezembro de 2025, houve um aumento de 5% nas doações em comparação a 2024, enquanto a demanda por transfusões cresceu 30% no mesmo período.

No momento da produção desta matéria, a página oficial do HEMOSC registrava baixos estoques de três tipos sanguíneos: A, O+ e O-.

As doações de sangue devem ser feitas mediante agendamento pelo site oficial, onde também estão disponíveis informações sobre requisitos para doação, horários de atendimento e endereços das unidades.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Guararema

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Casal é condenado por maus-tratos e violência contra crianças

Casal é condenado pela Vara Criminal de Caçador por...

Um terço dos cursos de medicina recebe conceito insatisfatório no Enamed

Mais de 100 cursos de Medicina no Brasil receberam...

Publicação Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 14/2026 Pregão Eletrônico n. 4/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Uma única pessoa pega mais de 129 atestados médicos em UPA de SC

Um levantamento detalhado realizado pela Prefeitura de Itajaí, maior...

Mais Lidas da semana

Caçadorense busca ajuda para cirurgia urgente contra câncer

O caçadorense Luiz Antônio de Córdova, de 40 anos,...

Caminhão de cerveja cai em ribanceira e 15 pessoas são presas por saque

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

STF reconhece direito à liberdade provisória para Claudia Tavares

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que Claudia Fernanda...

Master Agroindustrial conquista certificação internacional IFS Food

A Master Agroindustrial S/A alcançou, nesta sexta-feira (09), uma...

Valdir Medeiros completa 40 anos na Prefeitura de Caçador

O secretário de Infraestrutura de Caçador, Valdir Medeiros, completou...

Outros Tópicos Interessantes