SC registra mais de 10 mil autuações por uso de drogas em espaços públicos em 7 meses

Norma estadual em vigor desde 2025 prevê multa e já registra média de 44 autuações por dia

Uma lei estadual de Santa Catarina que prevê multa para quem for flagrado usando ou portando drogas ilícitas em espaços públicos já contabilizou cerca de 10 mil autuações em sete meses de fiscalização. A norma está em vigor desde outubro de 2025, após regulamentação por decreto estadual, e mantém uma média aproximada de 44 registros por dia.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A legislação estabelece penalidade para o consumo de qualquer substância ilícita em locais como ruas, praças, parques e áreas próximas a órgãos e instituições públicas.

Publicidade

Multa pode dobrar em caso de reincidência

De acordo com as regras, a multa inicial aplicada é equivalente a um salário mínimo nacional, atualmente em R$ 1.621. Nos casos de reincidência, o valor é dobrado, o que tem impacto direto no custo para quem volta a ser flagrado na mesma infração.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), do total de autuações registradas, 577 envolveram reincidência.

Apesar do volume de multas aplicadas, o governo estadual não informou o valor total arrecadado com a medida até o momento.

Lei define o que é espaço público e amplia fiscalização

A legislação, identificada como Lei nº 18.987/2024 e regulamentada pelo Decreto nº 931/2025, estabelece que são considerados espaços públicos tanto áreas abertas quanto fechadas localizadas nas proximidades de órgãos e instituições públicas, além de ruas e parques.

A fiscalização é realizada pela Polícia Militar de Santa Catarina, em conjunto com outras forças de segurança, que atuam na identificação e aplicação das penalidades.

Segundo o governo, o período entre a regulamentação e o início efetivo da fiscalização foi necessário para estruturar a logística operacional e capacitar os agentes responsáveis.

Mais de 250 multas por uso de drogas em locais públicos são aplicadas em SC
Foto: Divulgação/PMSC

Recursos das multas são destinados a três áreas

O valor arrecadado com as autuações é destinado a fundos estaduais voltados à segurança pública, saúde e políticas de prevenção ao uso de drogas.

A divisão dos recursos segue a seguinte proporção:

  • 50% para o Fundo de Segurança Pública
  • 25% para o Fundo Antidrogas
  • 25% para o Fundo Estadual de Saúde

A medida, segundo o Estado, busca reforçar ações de prevenção, tratamento de dependentes químicos e fortalecimento das estruturas de segurança.

Inadimplência pode gerar dívida ativa

Em caso de não pagamento da multa, a Secretaria da Segurança Pública informou que o débito pode ser inscrito em dívida ativa não tributária. Isso pode resultar em restrições de crédito e até cobrança judicial, conforme previsto na legislação vigente.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Inglaterra 6 x 4 França entra para a história da Copa do Mundo

A disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo...
00:49:56

Palavras em Ação – Edição do dia 18 de julho

https://www.youtube.com/watch?v=P7DuMFkVnBc

Essência na Cozinha ensina receitas especiais para as festas julinas

As festas julinas ganharam um sabor ainda mais especial...

Incêndio destrói carro no bairro São Pedro, em Porto União

Um incêndio em um veículo mobilizou equipes do Corpo...

Motorista fica gravemente ferido em acidente na BR-470

Um homem de 62 anos ficou gravemente ferido após...

Autora lança em Videira livro sobre vida após a morte

A escritora Betânia Ferreira de Abreu estará em Videira...

Relíquias raras da Igreja Matriz de Videira guardam mais de 70 anos de história e fé

Muito além de sua arquitetura e importância religiosa, a...