Nesta semana, a fumaça proveniente das queimadas no Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil voltou a cobrir os céus de Santa Catarina afetando a qualidade do ar catarinense. A Epagri informou que imagens de satélite mostraram a presença de fumaça sobre o Estado na manhã desta segunda-feira (23), resultante da mudança dos ventos para os sentidos Nordeste e Noroeste.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, essa condição deve persistir ao longo da semana, com ventos mudando para Sul entre a noite de quinta (26) e a manhã de sexta (27), afastando a fumaça.
O impacto da fumaça na qualidade do ar foi notado, com o site IQAir registrando um índice de 81 em Florianópolis, considerado moderado.
Veja também
Nova equipe do CBMSC é enviada para auxiliar no combate às queimadas
Fumaça das queimadas já afeta 10 estados, inclusive SC
A plataforma utiliza uma escala que varia de 0 a 300, onde 0-50 é bom e acima de 300 é perigoso.
A fumaça é caracterizada por partículas de poluição em camadas altas da atmosfera, criando uma “cortina de poluição” que turva a visão do horizonte e avermelha o sol, especialmente visível durante o pôr do sol.
Recomenda-se que moradores fechem portas e janelas, enquanto grupos sensíveis, como idosos e crianças, evitem exercícios ao ar livre e usem máscaras.
Portal RBV nas redes sociais