Na última quinta-feira (16), um homem de 41 anos foi preso após tentar se registrar como médico no Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), em Florianópolis. O falso profissional tentou enganar o órgão com um diploma forjado, alegando ter se formado em uma faculdade do Rio de Janeiro. No entanto, o CRM-SC identificou inconsistências nos documentos apresentados e iniciou a investigação.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com a apuração, o homem afirmava ter concluído a graduação em medicina em uma instituição do Rio de Janeiro e supostamente possuía registro no Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ).
No entanto, ao verificar a informação, a faculdade afirmou que o indivíduo nunca havia estudado ali, e o CREMERJ negou qualquer registro de inscrição em seu nome.
Com a confirmação de que se tratava de uma fraude, o CRM-SC acionou a Polícia Civil, que prendeu o homem.
Veja também
Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida
Celesc amplia redes trifásicas e garante mais qualidade de energia no campo
Ele foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos e deve responder criminalmente por tentar exercer a medicina de forma ilegal.
O falso médico é natural de Loanda, no Paraná, e informou residir atualmente em Itapema, Santa Catarina.
Nota CRM-SC
Em nota, Marcelo Lemos dos Reis, presidente do CRM-SC, enfatizou a importância de um rigoroso processo de fiscalização das credenciais dos profissionais de saúde.
“A luta contra fraudes desta natureza é fundamental, visando proteger toda a população. O Conselho tem intensificado suas medidas de fiscalização para coibir práticas fraudulentas e a atuação de não médicos”, afirmou.
O CRM-SC também alertou hospitais, clínicas e postos de saúde para a conferência detalhada dos registros profissionais de médicos.
Qualquer pessoa pode verificar a habilitação de um profissional diretamente no site do CRM-SC.
A ação visa garantir a segurança da população e a qualidade dos serviços de saúde prestados no estado.
Nossas Redes Sociais