Hospital Salvatoriano Divino Salvador completa 68 anos nesta segunda-feira, 19 de agosto. A instituição foi fundada no mesmo dia, no ano de 1956, pelas mãos das irmãs pertencentes à Congregação Salvatoriana. Elas já estavam em Videira desde 1936, tendo realizado atendimentos anteriores nos então hospitais Santo Antônio e São José. O primeiro funcionava onde hoje encontra-se o Hospital Santa Maria, o segundo foi construído onde atualmente está o antigo seminário de Videira.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
No decorrer dos anos, o HSDS passou por inúmeras transformações, até se tornar o que se conhece hoje, sendo uma das referências em toda a região do Meio-Oeste catarinense. Para celebrar a data, o jornalismo da RBV Rádios em Videira produziu o mini documentário “Uma História de Muitas Vidas”. Diariamente, até a próxima sexta-feira, o material poderá ser acompanhado no RBV Notícias. No sábado, 24, a versão completa do especial estará disponível no canal do YouTube do Portal RBV.
Para o gerente administrativo das instituições salvatorianas em Videira, André Ragnini, o momento é de celebração, mas também de prospectar o futuro. “A gente comemora 68 anos com muita alegria, olhando para o passado. Por todas as mãos que construíram […] para que o hospital chegasse onde ele está hoje. A gente tem buscado novos serviços, novas tecnologias, para tentar acompanhar os avanços da medicina”, afirmou.
“O hospital está em uma ascendente, em um crescimento”
Desde o ano de 1936, quando Videira ainda era dividida em duas vilas, Vitória e Perdizes, a Congregação de Irmãs Salvatorianas faz parte da história local. Nos primeiros anos, as irmãs possuíam trabalhos realizados em duas instituições, os hospitais Santo Antônio e São José. A história do Divino Salvador tem completa relação com o término do atendimento realizado pelo Santo Antonio.
Em 25 de setembro de 1953, a jovem cidade de Videira sofrerá com a passagem de um forte vento pela região. Inúmeras construções foram atingidas, inclusive a Matriz Imaculada Conceição, que teve boa parte dos vitrais destruídos.
O hospital Santo Antonio, construído em madeira, no local onde posteriormente funcionaria o Hospital Santa Maria, teve a sua estrutura bastante afetada. Com a passagem da forte tormenta, três anos depois, as irmãs salvatorianas inaugurarão o HSDS.
Hospital Salvatoriano Divino Salvador marca a presença da congregação em Videira
Irmã Lurdes, uma das que diariamente levam a presença salvatoriana para os corredores da instituição, destaca o trabalho que já foi realizado. “Hoje, para nós da família salvatoriana, é dia de celebrar e agradecer, é dia de fazer memória agradecida por essa bela história construída por muitas mãos”, afirma.
“Desde o início da chegada das primeiras irmãs salvatorianas à Videira, […] em 1936, as irmãs priorizaram a sua presença na missão da saúde”
A religiosa afirma ainda que a missão da congregação na área da saúde é atualmente de extrema prioridade. “É aqui que cuidamos e salvamos vidas. A vida é o centro da nossa missão”, completa. Para ela, este é o principal pilar que faz com que, 68 anos depois, as irmãs salvatorianas ainda estejam presentes realizando o trabalho.
Na primeira parte do especial jornalístico, uma presença especial, com uma história que reservou muita emoção, Irmã Ema. A religiosa concedeu uma entrevista ao repórter Ernesto Júnior, comentando sobre como o HSDS faz parte de toda a sua vida.
Ela frisa que, após o término dos atendimentos no hospital Santo Antônio, o tempo foi de muita carência para as irmãs salvatorianas. “A congregação aqui em Videira não conseguia muitos recursos para continuar a obra”, destaca.
“Eu amo a missão salvatoriana e o hospital Divino Salvador para mim, faz parte da pupila dos meus olhos”
Neste fim de semana, você poderá acompanhar o especial completo sobre o aniversário de 68 do Hospital Salvatoriano Divino Salvador aqui no Portal RBV.