Entre os dias 1º e 07 de agosto, promove-se a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A mobilização vai ao encontro da Campanha Agosto Dourado, mês dedicado às ações que visam a estimular o aleitamento materno. A intenção é promover informações acerca da importância da amamentação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o leite materno um alimento padrão ouro, por isso a cor dourada da campanha.
A OMS recomenda o aleitamento exclusivo até 6 meses de vida e complementado até 2 anos ou mais. O aleitamento materno protege do risco de morte principalmente nos primeiros 5 anos de vida, período em que o risco costuma ser maior, independentemente de a criança ter comorbidades, ou não.
O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano é “Apoiar Pai e Mãe que trabalham”. O repórter Douglas Alves conversou sobre o tema com a Enfermeira Jussara Panceri, da Unidade de Saúde do município de Videira no Meio-Oeste catarinense, e também com a Médica Pediatra Drª Sílvia Biazzolo Benincá.
Acompanhe a reportagem
Semana Mundial do Aleitamento Materno
O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como:
– realização de palestras e eventos;
– divulgação nas diversas mídias;
– reuniões com a comunidade;
– ações de divulgação em espaços públicos;
– iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.
São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade. A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) está focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sendo considerada um veículo de promoção do aleitamento.