Leite materno é considerado um alimento padrão ouro

Semana Mundial de Aleitamento Materno e Campanha Agosto Dourado destacam a importância do aleitamento materno

Entre os dias 1º e 07 de agosto, promove-se a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A mobilização vai ao encontro da Campanha Agosto Dourado, mês dedicado às ações que visam a estimular o aleitamento materno. A intenção é promover informações acerca da importância da amamentação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o leite materno um alimento padrão ouro, por isso a cor dourada da campanha.

A OMS recomenda o aleitamento exclusivo até 6 meses de vida e complementado até 2 anos ou mais. O aleitamento materno protege do risco de morte principalmente nos primeiros 5 anos de vida, período em que o risco costuma ser maior, independentemente de a criança ter comorbidades, ou não.

O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano é “Apoiar Pai e Mãe que trabalham”. O repórter Douglas Alves conversou sobre o tema com a Enfermeira Jussara Panceri, da Unidade de Saúde do município de Videira no Meio-Oeste catarinense, e também com a Médica Pediatra Drª Sílvia Biazzolo Benincá.

Publicidade

Acompanhe a reportagem

Semana Mundial do Aleitamento Materno

O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como:

– realização de palestras e eventos;
– divulgação nas diversas mídias;
– reuniões com a comunidade;
– ações de divulgação em espaços públicos;
– iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.

São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade. A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) está focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sendo considerada um veículo de promoção do aleitamento.

Fonte:
RBV Rádios/Ministério da Saúde/Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Caminhão desvia de carro que teria invadido a pista e tomba na BR-470 em Campos Novos

Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta...

Vacinação contra a influenza está abaixo da meta em Videira

Com o início do inverno, no dia 21 de...

Jogo da Seleção na Copa do Mundo garante folga? Saiba o que diz a legislação

Com a classificação garantida em primeiro lugar no Grupo...

Meio-Oeste registra temperaturas negativas e geada

Santa Catarina voltou a registrar temperaturas extremamente baixas na...

Videira Notícias – 24/06/2026

https://www.youtube.com/live/DEpWS4eoAKU?si=ekE44tyKYBo8-z1r
01:01:40

RBV Notícias Videira e Tangará – 24/06/2026 – Edição 1579

https://www.youtube.com/watch?v=T0W9MI72gUE
00:35:06

Café com Notícias – 24/06/2026

https://www.youtube.com/watch?v=IKcEQTky_zo