Menos de 1% dos alimentos apresentam agrotóxico prejudicial à saúde

37% das amostras estavam totalmente livres de resíduos de agrotóxicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta quarta-feira (11), os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxico em Alimentos (Para) de 2023. Foram analisadas 3.294 amostras de alimentos coletadas em 76 municípios de todo o país.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O estudo apontou que apenas 0,67% das amostras apresentaram risco ao consumidor, representando 22 amostras. Entre elas, sete amostras de abacaxi e seis de laranja foram identificadas com resíduos.

Publicidade

No entanto, a Anvisa afirmou que essas amostras não representam risco para a saúde a longo prazo, já que nenhum risco crônico foi encontrado nas análises.

O relatório também revelou que 37% das amostras analisadas estavam completamente livres de resíduos de agrotóxicos, enquanto 36,9% estavam dentro dos limites legais estabelecidos pela Anvisa.

Por outro lado, 26,1% das amostras apresentaram não conformidades, com resíduos acima do permitido ou a presença de agrotóxicos não autorizados para aquelas culturas.

A Anvisa alertou que essas não conformidades são infrações sanitárias e podem representar risco para os agricultores.

Veja também

Desafios e inovações na produção de frutas de caroço

Senado aprova isenção de impostos e inclui erva-mate na cesta básica

O Programa Para avaliou resíduos em 14 alimentos, que representam 31% do consumo de alimentos de origem vegetal no Brasil.

As amostras foram analisadas em laboratórios especializados, utilizando métodos científicos reconhecidos internacionalmente.

A pesquisa verificou a presença de 338 diferentes agrotóxicos, incluindo substâncias proibidas ou já banidas no Brasil.

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) defendeu os resultados, destacando que a maioria dos alimentos analisados está dentro dos limites de resíduos permitidos.

A entidade também ressaltou que o estudo demonstra a evolução das práticas agrícolas no Brasil e o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

Em relação ao risco agudo identificado em apenas 0,67% das amostras, o Sindiveg comparou o dado à probabilidade de ganhar na loteria, tranquilizando a população sobre a segurança dos alimentos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Globo Rural

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sol volta a aparecer e temperaturas passam dos 30°C em SC

Depois de uma sequência de dias marcados pela chuva,...

Unoesc celebra 30 anos como Universidade

A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) celebrou,...

Carboni Fiat Videira promove 6ª Operação Chave na Mão com 10 horas de ofertas

A Carboni Fiat Videira realiza no próximo sábado, 22...

Incêndio destrói casa de madeira em Matos Costa

Uma casa de madeira foi completamente destruída por um...

Carreta carregada com papel sai da pista e tomba na SC-355

Uma carreta carregada com papel saiu da pista e...

Caminhonete invade pista contrária e bate em carreta na SC-350, em Caçador

Um acidente de trânsito deixou uma pessoa ferida na...

Colisão frontal entre dois veículos deixa seis vítimas na SC-355, em Videira

Uma colisão frontal entre dois veículos deixou seis pessoas...

Propaganda eleitoral começa neste domingo (16) com novas regras para internet e IA

A propaganda eleitoral para as Eleições 2026 começa oficialmente...