Menos de 1% dos alimentos apresentam agrotóxico prejudicial à saúde

37% das amostras estavam totalmente livres de resíduos de agrotóxicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta quarta-feira (11), os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxico em Alimentos (Para) de 2023. Foram analisadas 3.294 amostras de alimentos coletadas em 76 municípios de todo o país.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O estudo apontou que apenas 0,67% das amostras apresentaram risco ao consumidor, representando 22 amostras. Entre elas, sete amostras de abacaxi e seis de laranja foram identificadas com resíduos.

Publicidade

No entanto, a Anvisa afirmou que essas amostras não representam risco para a saúde a longo prazo, já que nenhum risco crônico foi encontrado nas análises.

O relatório também revelou que 37% das amostras analisadas estavam completamente livres de resíduos de agrotóxicos, enquanto 36,9% estavam dentro dos limites legais estabelecidos pela Anvisa.

Por outro lado, 26,1% das amostras apresentaram não conformidades, com resíduos acima do permitido ou a presença de agrotóxicos não autorizados para aquelas culturas.

A Anvisa alertou que essas não conformidades são infrações sanitárias e podem representar risco para os agricultores.

Veja também

Desafios e inovações na produção de frutas de caroço

Senado aprova isenção de impostos e inclui erva-mate na cesta básica

O Programa Para avaliou resíduos em 14 alimentos, que representam 31% do consumo de alimentos de origem vegetal no Brasil.

As amostras foram analisadas em laboratórios especializados, utilizando métodos científicos reconhecidos internacionalmente.

A pesquisa verificou a presença de 338 diferentes agrotóxicos, incluindo substâncias proibidas ou já banidas no Brasil.

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) defendeu os resultados, destacando que a maioria dos alimentos analisados está dentro dos limites de resíduos permitidos.

A entidade também ressaltou que o estudo demonstra a evolução das práticas agrícolas no Brasil e o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

Em relação ao risco agudo identificado em apenas 0,67% das amostras, o Sindiveg comparou o dado à probabilidade de ganhar na loteria, tranquilizando a população sobre a segurança dos alimentos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Globo Rural

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

CNJ identifica juízes que ganharam mais de R$ 1 milhão por mês

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, criou...

Turista pula nas águas das Cataratas do Iguaçu para recuperar celular

Um turista brasileiro foi flagrado na manhã deste sábado...

Governo trabalha para reverter veto da União Europeia à carne brasileira

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações...

Plantio de árvores abre oficialmente a 5ª Ação RBVerde

A 5ª edição da Ação RBVerde foi aberta oficialmente...

Fim de semana terá sol e temperaturas amenas em SC

O fim de semana será marcado por tempo firme...

Pequenas atitudes fazem grande diferença na preservação da água

Deixar a torneira aberta ao lavar a louça, prolongar...