Santa Catarina enfrenta um desafio crescente no combate à dengue, com mais de 350 mil casos e 341 óbitos registrados em 2024. Com a chegada do período sazonal, propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, o Governo do Estado, através das Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), secretarias municipais de saúde e da educação e Defesa Civi, mobilizou as escolas em uma ação intensiva de prevenção.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De 7 a 14 de novembro, todas as escolas da rede estadual, municipal e privada participaram de uma semana de conscientização, voltada para eliminar focos de água parada e fortalecer a prevenção contra o mosquito. Segundo Diogo Demarchi, secretário de Estado da Saúde, o objetivo é unir esforços entre Estado e municípios: “Queremos envolver as crianças para que elas, junto com suas famílias, ajudem a combater a dengue. Pedimos apoio dos prefeitos e de todos os envolvidos para termos sucesso.”
Durante a semana, as atividades incluíram inspeções nas escolas e ações educativas para os alunos, incentivando que as práticas de prevenção se estendam até suas casas. “Com essa união de forças, vamos conscientizar as famílias catarinenses e contribuir para evitar o avanço da dengue em Santa Catarina”, reforça o secretário de Educação, Aristides Cimadon.
Veja também
Polícia registra 102 acidentes e 3 mortes durante feriado prolongado
20 de novembro: Feriado nacional da Consciência Negra
Vice-governadora assume governo de SC durante viagem de Jorginho ao Chile
Girlene Borsoi, supervisora regional de educação de Videira, destaca a importância do engajamento familiar: “Queremos que as crianças levem o aprendizado para casa e que as famílias também estejam atentas. Precisamos unir esforços para combater essa doença, que já afeta diversos municípios da nossa região.”
Para quem deseja mais informações, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES disponibiliza materiais digitais sobre a dengue no site da Dive/SC.
Portal RBV nas redes sociais