Ônibus Lilás percorre o Meio-Oeste de SC para apoiar mulheres contra a violência

Além do atendimento, o projeto realiza rodas de conversa que fortalecem a proteção às mulheres.

O Ônibus Lilás, iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina, continua seu trabalho itinerante. O objetivo é conscientizar, orientar e prestar apoio às mulheres, principalmente no combate e prevenção da violência de gênero.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Esse projeto acontece em parceria com as prefeituras locais e dispõe de uma estrutura móvel especializada em acolhimento e atendimento. Para que o ônibus visite cada município, é necessário que a gestão municipal faça agendamento prévio.

Publicidade

Nesta semana, o veículo estará em Santa Cecília no dia 14, Monte Carlo no dia 15, Campos Novos no dia 16 e Brunópolis no dia 17.

De acordo com a diretora de Direitos Humanos da SAS, Sabrina Mores, o projeto foca tanto no enfrentamento da violência quanto na prevenção de novos casos.

“O ônibus vai até a cidade e temos diversas parcerias para oferecer orientação e também serviços como Secretaria de Saúde, para exames; Secretaria de Segurança Pública, com a Polícia Militar e a Rede Catarina; Polícia Científica, com a confecção de documentos, Sine com encaminhamento ao mercado de trabalho, entre outras”, explica.

Além dos atendimentos, o Ônibus Lilás promove rodas de conversa, orientações sobre direitos e facilita o acesso à rede de proteção. Assim, fortalece o protagonismo feminino e a articulação entre os serviços públicos.

“O ônibus acaba sendo um atrativo e ele tem essa característica preventiva, sobre as diversas formas de violência e conscientização da população, tanto mulheres quanto homens”, finaliza Sabrina.

Com essa ação itinerante, o Governo de Santa Catarina reforça o compromisso com a proteção e empoderamento das mulheres, levando serviços essenciais para regiões mais distantes.

O Ônibus Lilás é uma importante ferramenta para ampliar o acesso à informação e atendimento qualificado contra a violência de gênero.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Fim de semana terá temporais isolados e melhora no domingo

O fim de semana em Santa Catarina será marcado...

Proerd para Pais em Caçador forma participantes na Frameport

A Polícia Militar realizou nesta sexta-feira (29) a formatura...
00:21:54

Videira Notícias – 29/05/2026

https://www.youtube.com/live/fejxneCUo0I?si=LYb0clskDAgGUoPb

Obra na Avenida Irmãos Piccoli é adiada em Tangará

A Prefeitura de Tangará anunciou o adiamento da obra...

João Fonseca bate Djokovic na maior vitória da carreira

João Fonseca conquistou nesta sexta-feira a maior vitória da...

Procon de Videira reforça fiscalização para proteger consumidores

O Procon de Videira realizou, durante o mês de...

Presidenciáveis reagem à decisão dos EUA sobre PCC e CV

O anúncio do governo dos Estados Unidos de incluir...

Libertadores 2026 tem oitavas definidas com duelos brasileiros

A Conmebol realizou nesta sexta-feira (29), em Luque, no...