O peeling de fenol, um procedimento estético médico que promete renovar a pele do rosto, tem ganhado destaque, tanto pelos seus resultados quanto pelos riscos associados ao uso inadequado. Assim, a equipe do Portal RBV conversou com a biomédica esteta Eliete Sandri para explicar sobre o peeling de Fenol: como funciona e quais os riscos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A biomédica esteta explica que o peeling de fenol é um tratamento profundo que pode atingir até três camadas da pele, promovendo uma regeneração intensa e deixando a pele rejuvenescida.
No entanto, profissionais da saúde recomendam esse procedimento especialmente para peles envelhecidas, com elastose solar ou manchas, e não para pacientes jovens que podem recorrer a outras técnicas menos invasivas.
Peeling de fenol só pode ser realizado por profissional habilitado
Sobre o profissional mais indicado para o procedimento, Sandri diz que “ O médico dermatologista é o profissional mais preparado, deve realizar o peeling de fenol.”
Porém salienta que é e necessário um acompanhamento clínico rigoroso, incluindo exames para avaliar a função hepática, renal e cardíaca do paciente.
Além disso, “Durante o procedimento, é indispensável o monitoramento cardíaco e a presença de um anestesista,” alerta Eliete.
Veja também
Profissionais e acadêmicos participam de palestra sobre Saúde na ACIC
Brasil registra 575.930 médicos ativos, maioria no Sul e Sudeste
A discussão sobre o procedimento estético médico veio à tona devido à morte recente de um paciente após a realização do peeling de fenol profundo com um profissional não recomendado para a execução do procedimento.
“Perder um paciente devido a erros em um procedimento estético é uma tristeza profunda. Acredito que, devido à sua complexidade, o peeling de fenol deve ser realizado por um médico especialista em um ambiente equipado com todos os requisitos necessários para garantir a segurança do paciente.”
Portanto, se você considera realizar um peeling de fenol, certifique-se de procurar um médico especializado e avaliar cuidadosamente os riscos e benefícios. Sua saúde e segurança devem ser sempre a prioridade.