Um projeto desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de Arroio Trinta foi apresentado no 3º Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa, realizado no Rio de Janeiro. O evento reuniu pesquisadores, profissionais de saúde e autoridades de mais de 60 países.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O trabalho, intitulado “Yoga na COVID longa: percepção do paciente sobre benefícios e barreiras de participação”, foi apresentado pelos servidores Magda Gemelli e Max Falchetti Cossul, na categoria Relatos de Experiências.
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), por meio da doutoranda Iolanda Prates, e envolveu 16 pacientes — em sua maioria mulheres com média de 51 anos — que enfrentavam os desafios da COVID longa.
Veja também
Do campo para as redes sociais — o protagonismo da mulher no agro
CODEVI presta contas e anuncia doação de saldo da campanha SOS Videira
As atividades ocorreram entre março e novembro de 2022, com 25 encontros semanais, sempre às quartas-feiras, das 17h30 às 18h30. O grupo praticou yoga, atividade que já faz parte das ações de saúde do município desde 2013.
Após a intervenção, os participantes relataram melhora na respiração, controle emocional e da ansiedade, além de maior disposição no dia a dia.
Segundo Magda e Max, o reconhecimento foi motivo de orgulho. “Vários profissionais colaboraram com o projeto, e com o apoio da Administração Municipal foi possível representar o município”.