Ver que sua filha está crescendo e entrando na adolescência pode deixar muitos pais inseguros. Até “ontem”, ela era apenas uma criança, e agora, com a primeira menstruação, começa um novo ciclo na vida dela. Com isto vem a dúvida, quando levar a menina para a primeira consulta ginecológica?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O Dr. Carlos Winck, ginecologista e obstetra, explica: “A primeira consulta ginecológica deve acontecer logo após a menarca, ou seja, a primeira menstruação. Esse acompanhamento ajuda mãe e filha a entenderem o corpo e os cuidados íntimos.”
Segundo a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a mãe precisa estar presente nesse primeiro encontro, pois, o médico faz perguntas sobre histórico familiar, ensina sobre higiene íntima e orienta quais produtos usar, como sabonetes líquidos, absorventes comuns ou internos. Auxiliando e tirando dúvidas das marinheiras de primeira viagem.
A consulta também serve para a adolescente conhecer melhor o próprio corpo. O Dr. Winck reforça:
“É importante que ela entenda o crescimento do corpo, o surgimento dos pelos, o desenvolvimento dos seios e o começo da menstruação.” reforça dr. Winck.
Veja também
Beto Carrero anuncia cobrança de ingresso para crianças a partir de 2 anos em 2026
Catarinense Tiago Splitter se torna o primeiro técnico brasileiro na NBA
Haverá exames físicos?
Sobre o exame físico, tudo depende do conforto da paciente. Normalmente, o foco é criar um vínculo de confiança com o médico. Mas, se necessário, o exame avalia o desenvolvimento, o uso de absorventes internos e a saúde sexual, caso a adolescente já tenha tido relações sexuais.
Outro ponto importante é falar sobre preservativos
Mesmo que a jovem ainda não tenha se relacionado sexualmente, ela precisa entender como o corpo funciona e como se proteger de ISTs, como HPV e HIV.
“Mesmo sendo um assunto considerado por muitos um “tabu”, é necessário tirar dúvidas e escutar as demandas das adolescentes com empatia e carinho. ”
Vínculo de confiança
O Dr. Carlos Winck finaliza ressaltando o vínculo de confiança, respeito e informação.
“O foco desse primeiro atendimento é criar um vínculo de confiança entre mãe, filha e médico, permitindo que todas as dúvidas sejam esclarecidas de forma segura. É o momento ideal para tirar mitos e desmistificar informações falsas sobre o corpo e a sexualidade, sempre com a orientação de um especialista.”
Consultório Dr. Carlos Winck
Rua Coronel Fagundes, 100, 2º andar – Centro, Videira (SC) – 📞 (49) 3566-2766







