Há exatamente um ano, o Governo de Santa Catarina deu um passo fundamental para fortalecer a assistência médica emergencial no interior do estado. Em 10 de abril de 2024, foi ativado o serviço aeromédico do SAMU na região Meio-Oeste, com uma aeronave estrategicamente baseada em Joaçaba. Desde então, a população passou a contar com um socorro aéreo rápido, eficiente e salvador em casos de urgência.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Nesse primeiro ano de operação, o avião Arcanjo 04 participou de 156 atendimentos, acumulando impressionantes 477,6 horas de voo.
As ações envolveram desde resgates em rodovias e acidentes graves até transferências de pacientes em estado crítico.
Além disso, o serviço alcança localidades remotas, onde a resposta rápida pode significar a diferença entre a vida e a morte.
A aeronave também cumpre papel estratégico como unidade multimissão.
Veja também
Iomerê confirma primeiro caso de dengue em 2025
Santa Catarina é o 3º maior exportador de mel do Brasil em 2024
Além de transportar pacientes, é usada para levar insumos hospitalares, cargas médicas e até mesmo doações de órgãos.
Para Douglas Gonçalves, enfermeiro que participou do primeiro voo da equipe, o trabalho vai além do técnico.
“Sabemos que nossos esforços para levar agilidade e humanização a todos os catarinenses valeu a pena. Pelo céu, levamos o amor de um membro da família, levamos esperança aos entes queridos que ficam em solo, isso é gratificante”, declarou.
Segundo Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência, a atuação do Arcanjo 04 representa o compromisso do Estado com a saúde pública.
“Esse marco reforça o compromisso do SAMU com a saúde pública e a importância do investimento contínuo em tecnologias e capacitação para ampliar mais o alcance do atendimento aeromédico”, destacou.
Com a atuação do serviço, todo catarinense passou a estar, no máximo, a 20 minutos de ser socorrido por uma equipe aérea especializada. Isso garante não só velocidade no resgate, mas também um transporte seguro até centros médicos avançados.
“Com uma equipe altamente treinada, composta por médicos, enfermeiros e pilotos experientes, cada missão é realizada com precisão e dedicação para dar assistência a quem mais precisa, sempre com agilidade, segurança e excelência”, reforçou Dionísio Medeiros, diretor da APH Móvel.
Nossas Redes Sociais