Santa Catarina registra 1.048 processos judiciais por falhas cirúrgicas em 2025

Entre os principais erros estão cirurgias no paciente ou local errado e objetos deixados dentro do corpo

Até 30 de novembro de 2025, foram abertos 91.391 processos judiciais no Brasil relacionados a cirurgias, envolvendo danos morais e materiais. Desse total, 70.276 dizem respeito à saúde privada e 21.115 à rede pública. Em comparação com 2024, quando foram registrados 76.467 casos, o crescimento foi de 19,51%, mostrando que erros cirúrgicos e falhas na assistência ainda representam uma preocupação significativa para pacientes e instituições de saúde.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Entre os principais incidentes estão a permanência não planejada de objetos dentro do paciente, cirurgias no lado errado do corpo e operações realizadas em pacientes incorretos.

Publicidade

Em Santa Catarina, os processos judiciais relacionados a cirurgias diminuíram em 2025. Foram registrados 1.048 casos, contra 1.192 em 2024, representando uma queda de 12%.

Já os novos processos por danos morais e materiais chegaram a 3.266, sendo 2.284 contra a saúde privada e 982 contra a saúde pública.

Apesar da redução nos processos cirúrgicos, os números ainda reforçam a necessidade de atenção às práticas de segurança nos hospitais.

Protocolos e estratégias para reduzir erros

Desde 2013, o Protocolo para Cirurgia Segura (PR.NSP 005), do Ministério da Saúde, define diretrizes para reduzir eventos adversos e mortalidade em procedimentos cirúrgicos.

A ferramenta inclui o checklist da OMS (Organização Mundial da Saúde) e enfatiza a importância de equipes capacitadas e ambientes adequados.

“A segurança cirúrgica depende de equipes capacitadas, ambientes adequados e do fortalecimento da Qualidade do Cuidado e da Segurança do Paciente como política pública de saúde”, explica o anestesiologista Luís Antônio Diego, da Sobrasp.

A SES de Santa Catarina realiza avaliações sistemáticas da segurança do paciente, auditorias documentais e inspeções in loco, além de incentivar a criação de núcleos de segurança do paciente nos municípios.

O objetivo é reduzir danos evitáveis e fortalecer a atenção à saúde. Ainda segundo a SES, o Negesp (Núcleo de Gestão Estratégica de Segurança do Paciente) coordena ações estaduais para melhorar a qualidade e prevenir intercorrências.

O CRM-SC esclarece que os processos judiciais registrados pelo CNJ não se sobrepõem à atuação dos Conselhos de Medicina, que fiscalizam infrações éticas e condições de funcionamento das instituições de saúde.

A apuração é realizada administrativamente, garantindo que os serviços cumpram normas éticas e ofereçam assistência segura à população.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Temporais marcam o fim de semana em Santa Catarina

O fim de semana em Santa Catarina será marcado...

Dia da Família e literatura transformam escola em Caçador

A Escola Hilda Granemann de Sousa (Caic), no bairro...

Choque violento entre veículos deixa feridos na BR-282

Um choque violento entre um carro e um caminhão...

Número de eleitores acima de 60 anos dispara no país

Um levantamento realizado pela Nexus Pesquisa e Inteligência de...

Jantar beneficente ajuda caçadorense em tratamento

A comunidade de Caçador está se mobilizando em uma...

VÍDEO: Professor reaparece após 5 anos e encontra mãe em SP

Um professor universitário localizado pela Polícia Militar Rodoviária em...

Spotify divulga top 20 músicas mais tocadas de todos os tempos

Em celebração aos seus 20 anos de atuação no...

Saúde orienta: quando ir à UBS, UPA ou hospital em Videira

A Secretaria de Saúde de Videira emitiu um alerta...