Santa Catarina ultrapassa as 80 mil cirurgias eletivas realizadas em 2023

O maior número de cirurgias foi do aparelho digestivo e do aparelho geniturinário

A rede hospitalar de Santa Catarina já contabilizou mais de 80 mil cirurgias eletivas realizadas neste ano. Os números refletem a estratégia do Governo do Estado na redução das filas através do Programa Estadual de Cirurgias.

“A gente precisa cuidar das pessoas e, por isso, não vamos abrir mão do compromisso de melhorar a saúde, de tirar os pacientes da fila de espera por uma cirurgia. Esse resultado comprova que já avançamos muito e vamos continuar trabalhando firme para avançar ainda mais”, destaca o governador Jorginho Mello.

O aumento do número de procedimentos realizados em 2023 pode ser observado através dos dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Entre janeiro a agosto de 2019, no pré-pandemia, foram realizadas 57.440 cirurgias; em 2022, no pós-pandemia, foram 61.601 e em 2023 o número chegou a 80.145.

Publicidade

“Esse trabalho que desenvolvemos junto às unidades de saúde, com ampliação dos prestadores de serviço e um empenho do governo através das equipes de saúde, reflete no crescimento contínuo do número de cirurgias”, disse a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O maior número de cirurgias foi do aparelho digestivo, incluindo hérnias e vesículas, e do aparelho geniturinário, que inclui vasectomias e remoções de útero, totalizando 36.300 procedimentos. Em seguida, as cirurgias oncológicas, com 10.370, e as ortopédicas, com 9.816.

Fonte:
Secom

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

CNJ identifica juízes que ganharam mais de R$ 1 milhão por mês

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, criou...

Turista pula nas águas das Cataratas do Iguaçu para recuperar celular

Um turista brasileiro foi flagrado na manhã deste sábado...

Governo trabalha para reverter veto da União Europeia à carne brasileira

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações...

Plantio de árvores abre oficialmente a 5ª Ação RBVerde

A 5ª edição da Ação RBVerde foi aberta oficialmente...

Fim de semana terá sol e temperaturas amenas em SC

O fim de semana será marcado por tempo firme...

Pequenas atitudes fazem grande diferença na preservação da água

Deixar a torneira aberta ao lavar a louça, prolongar...