Rádios RBV

Menu

Santa Catarina ultrapassa as 80 mil cirurgias eletivas realizadas em 2023

O maior número de cirurgias foi do aparelho digestivo e do aparelho geniturinário

Fonte:
Secom

A rede hospitalar de Santa Catarina já contabilizou mais de 80 mil cirurgias eletivas realizadas neste ano. Os números refletem a estratégia do Governo do Estado na redução das filas através do Programa Estadual de Cirurgias.

“A gente precisa cuidar das pessoas e, por isso, não vamos abrir mão do compromisso de melhorar a saúde, de tirar os pacientes da fila de espera por uma cirurgia. Esse resultado comprova que já avançamos muito e vamos continuar trabalhando firme para avançar ainda mais”, destaca o governador Jorginho Mello.

O aumento do número de procedimentos realizados em 2023 pode ser observado através dos dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Entre janeiro a agosto de 2019, no pré-pandemia, foram realizadas 57.440 cirurgias; em 2022, no pós-pandemia, foram 61.601 e em 2023 o número chegou a 80.145.

“Esse trabalho que desenvolvemos junto às unidades de saúde, com ampliação dos prestadores de serviço e um empenho do governo através das equipes de saúde, reflete no crescimento contínuo do número de cirurgias”, disse a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O maior número de cirurgias foi do aparelho digestivo, incluindo hérnias e vesículas, e do aparelho geniturinário, que inclui vasectomias e remoções de útero, totalizando 36.300 procedimentos. Em seguida, as cirurgias oncológicas, com 10.370, e as ortopédicas, com 9.816.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Iomerê aprova isenção de IPTU para pessoas com doenças graves

A Câmara de Vereadores de Iomerê aprovou na última...

Chapecoense vence Videira de virada e lidera Copa SC de Futsal

Na noite desta quarta-feira (11), pela Copa Santa Catarina...

Caçador Futsal vence de virada e assume vice-liderança da Copa SC

Na gelada noite desta quarta-feira (11) o Caçador Futsal...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com onda de frio persistindo

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Araucária em SC produz 350 pinhas e surpreende agricultor

A colheita de pinhão em uma propriedade rural de...

Transplante de fezes da esposa ajuda paciente a se recuperar em SC

Na última segunda-feira (02), Canoinhas, no Planalto Norte catarinense,...

Pai coloca filho no guarda-roupa para protegê-lo do granizo

O forte temporal que atingiu o Meio-Oeste catarinense, na...

CDL/Caçador solicita apoio para retomada do estacionamento rotativo

A presidente da CDL/Caçador, Leila Romão, esteve nesta semana...

Outros Tópicos Interessantes