Saúde

Saúde mental de jovens preocupa projeto no Meio-Oeste de SC

O projeto Fortalecer para Proteger tem promovido, desde o fim de 2024, uma série de encontros com os Conselhos Tutelares de Tangará, Ibiam e Pinheiro Preto, na região do Meio-Oeste catarinense. A mais recente capacitação com os conselheiros dessas três cidades ocorreu na semana passada, com o intuito de reforçar o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A preocupação com a questão da saúde mental dos adolescentes foi identificada nesses encontros. O próximo passo desta iniciativa da Justiça de Tangará é envolver os prefeitos, presidentes das Câmaras de Vereadores e secretários de Saúde, Educação e Assistência Social desses municípios que integram a comarca.

Dois ciclos de encontros já ocorreram e totalizaram quatro dias de capacitação, com boa receptividade dos conselheiros, de acordo com a assistente social forense Myriane Gonçalves da Silva. “Todos estão muito abertos nesta parceria em prol da proteção das crianças e da diminuição da violência e violação dos direitos. Esta troca de experiências e, especialmente, a compreensão da legislação e de algumas normas são muito importantes para o fortalecimento do sistema e o trabalho como um todo”.

Veja também

Tangará inicia grupo de apoio para tratar a dependência química

Conclua seus estudos! EJA em Tangará está com matrículas abertas

BRF não pode recusar afastamentos com atestados médicos externos

A servidora destaca que a proteção das crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva de acordo com a Constituição Federal. A próxima etapa dos trabalhos será uma reunião com os prefeitos e secretários municipais de Saúde, agendada para o dia 12 de março. “Esse será um momento importante de avanço, em que apresentaremos o planejamento completo e buscaremos apoio para garantir a continuidade do projeto”.

Um dos desafios emergentes identificados pelos conselheiros tutelares e pela comarca local diz respeito à saúde mental dos adolescentes. “Temos um índice muito alto de jovens em situação de vulnerabilidade tomando medicação para ansiedade e depressão, além do envolvimento com drogas”, aponta a assistente social.

Na reunião com os gestores municipais para ampliar o diálogo, antecipa Myriane, esse tema estará na pauta. “Vamos discutir, além de outras políticas públicas, alternativas para ampliar o atendimento em saúde mental nos três municípios. São cidades pequenas, sem muitos serviços especializados, mas a demanda é urgente”, destaca. Outro ponto que será tratado com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e os presidentes das câmaras é a mudança da legislação do Conselho Tutelar.

Dividido em cinco eixos principais — Integração, Capacitação Contínua, Fortalecimento Institucional, Promoção dos Direitos e Protagonismo Juvenil, além de Sensibilização e Mobilização Social —, o projeto estabelece um cronograma mensal de atividades para aprimorar a articulação e o desempenho das entidades envolvidas. Entre as ações programadas estão reuniões periódicas entre representantes dos municípios, capacitações para conselheiros e discussões sobre a legislação que regula os conselhos tutelares.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Alessandro

Recent Posts

Prefeitura de Caçador passa por alterações na estrutura organizacional

A Prefeitura de Caçador, após a aprovação da reforma administrativa, em que prevê a criação…

13 horas ago

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue intercalando sol e chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira (11) indica que o tempo segue firme…

13 horas ago

Micro-ondas: Como evitar riscos e manter o aparelho em bom estado

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais comuns nas casas brasileiras. Esse aparelho, indispensável para…

14 horas ago

Método Casinha Feliz é usado na alfabetização em Caçador

O método Iracema Meireles – A Casinha Feliz está sendo utilizado pelos professores dos 1º…

14 horas ago

Ministro promete isenção da conta de luz para 60 milhões de brasileiros

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou uma medida importante para beneficiar até…

15 horas ago

This website uses cookies.