STF valida lei que garante insulina gratuita para diabéticos em SC

A decisão foi tomada por unanimidade em abril de 2025, após a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5758

O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão unânime, validou a constitucionalidade da Lei estadual 17.110/2017, de Santa Catarina, que estabelece a distribuição gratuita de análogos de insulina a pacientes com diabetes tipo 1 e 2 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi tomada após o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5758, finalizado em uma sessão virtual no dia 11 de abril.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Na época, 2017, a lei foi questionada pelo então governador Raimundo Colombo, que argumentou que ela violava a competência exclusiva do chefe do Executivo estadual e prejudicava princípios da seguridade social, como a universalidade e a igualdade de acesso aos serviços de saúde. Segundo Colombo, por ser de origem parlamentar, a norma invadiria as prerrogativas do Executivo.

Publicidade

O projeto de lei havia sido integralmente vetado pelo governo estadual, mas a Assembleia Legislativa de Santa Catarina derrubou o veto, permitindo que a lei fosse promulgada.

Após o questionamento no STF, o ministro Nunes Marques, relator do caso, rejeitou os argumentos do governo estadual.

Veja também

Carro cai de ponte no centro de Rio das Antas

Mega-Sena acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 8 milhões

Em seu voto, ele esclareceu que, embora a lei trate de políticas públicas, ela não cria novos órgãos nem interfere na organização administrativa do estado.

Nunes Marques também destacou que, de acordo com a Constituição Federal, os estados possuem competência para legislar sobre a proteção e defesa da saúde. A descentralização do SUS permite que as unidades federativas implementem normas específicas, adaptadas às necessidades locais.

O ministro reforçou que a iniciativa fortalece os princípios de universalidade e igualdade do SUS, ao garantir o acesso dos pacientes com diabetes a terapias eficazes.

Ele ainda lembrou que, em 2017, o Ministério da Saúde já havia incorporado os análogos de insulina ao SUS, demonstrando respaldo científico à medida.

Com a decisão do STF, a distribuição gratuita de análogos de insulina em Santa Catarina está garantida, representando uma importante vitória para os pacientes diabéticos do estado.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Tontura não é doença, mas sinal de alerta para a saúde

O equilíbrio do corpo é algo que só valorizamos...

Rodovias de SC registram 73 acidentes na Operação Tiradentes 2026 da PMRv

A Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do...

Golpistas usam inteligência artificial para simular voz de Drauzio Varella e vender remédios falsos

Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate...

Turistas filmam fuga desesperada de explosão vulcânica

O que era para ser o vídeo perfeito para...

Terceira idade de Salto Veloso brilha no JASTI

O município de Salto Veloso marcou presença em mais...

Falta de medicamentos atinge farmácia municipal de Videira

A Secretaria de Saúde de Videira informou que a...

Arroio Trinta tem participação histórica no JASTI 2026

O município de Arroio Trinta marcou presença de forma...

Filiações partidárias crescem e movimentam política em SC

Os primeiros meses de 2026, ano eleitoral, já mostram...