A Prefeitura de Videira, por meio de decreto publicado em 27 de março de 2025, declarou situação de emergência no município em razão do aumento dos casos de arboviroses, como dengue, Zika e Chikungunya. A decisão foi tomada com base no aumento significativo de casos notificados neste ano, comparado a 2024.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O informe epidemiológico da DIVE/SES/SC de março de 2025 revelou 19.695 focos do mosquito Aedes aegypti, em 234 municípios catarinenses.
Videira foi identificada como área infestada desde abril de 2023. Até a 12ª semana de 2025, já foram registrados 87 casos prováveis de dengue, representando um aumento de quase 130% em relação ao ano anterior.
Diante da gravidade da situação, o município intensificará ações de prevenção e controle das doenças.
Veja também
Justiça condena motorista a 15 anos de prisão por morte de jovem em acidente na SC-135
Reajuste do IPTU em Videira gera questionamentos; Prefeitura explica
A Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Proteção e Defesa Civil serão responsáveis pela mobilização dos órgãos municipais, além da convocação de voluntários e campanhas comunitárias.
O decreto de emergência autoriza mutirões de limpeza para eliminação de criadouros e a utilização de inseticidas em áreas de maior risco. Também será ampliada a vigilância epidemiológica e o apoio médico à população afetada.
A medida visa minimizar a propagação do mosquito transmissor e garantir a assistência adequada à população. O Centro de Operações de Emergências será ativado para acompanhar a situação e coordenar as ações emergenciais.
O decreto entra em vigor com validade de 180 dias e pode ser prorrogado conforme a evolução da epidemia.
Nossas Redes Sociais