Videira enfrenta aumento de casos de dengue e alerta à população

A bióloga da Prefeitura, Lucieli Zago reforça que a população precisa fazer a sua parte, vistoriando residências e quintais

O município de Videira enfrenta um aumento preocupante nos casos de dengue, segundo informações da bióloga Lucieli Zago, da Prefeitura local. Os números de 2025 e o início de 2026 indicam que a doença continua sendo uma ameaça à saúde pública, exigindo atenção de toda a população.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com Lucieli, Videira registrou centenas de casos de dengue em 2025, com quase 350 confirmações entre janeiro e abril, caracterizando uma epidemia.

Publicidade

“O município desde fevereiro de 2025 vem trazendo dados bem relevantes e mostrando também uma séria preocupação a respeito da quantidade de paciente positivado que a gente teve”, afirmou a bióloga.

No início deste ano, já foi registrado um paciente positivado, além de 173 focos do mosquito Aedes aegypti espalhados por toda a cidade.

Lucieli reforça que o trabalho preventivo da Prefeitura é fundamental, mas depende da colaboração da população:

“O nosso trabalho lá a campo é de extrema importância e é por isso que eu falo tanto assim pra população realmente tomar essa consciência, de cuidar da sua própria residência.”

Prevenção é essencial

O mosquito transmissor da dengue deposita ovos que podem permanecer por até um ano em locais com água parada, eclodindo quando as condições são favoráveis.

Por isso, a Prefeitura orienta que os moradores façam vistorias semanais em residências e quintais, eliminando recipientes com água, baldes, vasos e pratos de animais.

Lucieli também destaca que o início da vacinação contra dengue pelo Ministério da Saúde é um avanço, mas não substitui os cuidados diários.

“Isso não vai tirar a responsabilidade da sua residência, então todo o trabalho que você, como munícipe, vai ter que fazer, vai ter que continuar fazendo”, afirmou.

Participação da população

A colaboração dos moradores é essencial para o controle da doença. Os agentes de saúde estão visitando residências, orientando sobre cuidados e eliminando focos do mosquito.

“O nosso trabalho não é notificar, não é multar, é orientativo. Sem a participação da população, não conseguimos controlar os focos de mosquito”, alertou Lucieli.

O aumento dos casos reforça que a dengue pode se espalhar rapidamente, especialmente com pessoas e veículos circulando entre regiões infestadas.

A Prefeitura de Videira pede atenção redobrada neste início de ano, principalmente em fevereiro, quando a proliferação do mosquito é favorecida pelo clima quente.

Santa Catarina registra aumento de 230% nos casos de dengue em setembro
Foto: Divulgação

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Repórter Ernesto Júnior

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sony vai encerrar produção de discos físicos de jogos do PlayStation

A Sony anunciou que deixará de produzir discos físicos...

Videira Notícias – 01/07/2026

https://www.youtube.com/watch?v=Jc7TM361mo0

Parede de obra desaba e operários podem estar soterrados em Caçador

O final da tarde desta quarta-feira (1) está sendo...

Estudantes do SESI Videira apresentam projetos de inovação

Os estudantes do 7º ano da Escola SESI de...

RBV Notícias Videira e Tangará – 01/07/2026 – Edição 1583

https://www.youtube.com/watch?v=vv85UkYR-s0

Vagas de emprego em Tangará: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Tangará e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Capinzal: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas...