A Secretaria de Saúde de Videira, por meio do Programa Municipal de Hepatites Virais vinculado à Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, está reforçando as iniciativas de prevenção, diagnóstico e imunização contra as hepatites virais. Essas medidas fazem parte da campanha nacional Julho Amarelo, que tem como objetivo principal alertar a população sobre os riscos dessas infecções silenciosas e garantir o acesso ao tratamento.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O foco das ações é informar a comunidade, ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso aos testes rápidos, promovendo o diagnóstico precoce de doenças que afetam diretamente o fígado. As hepatites virais podem ser causadas por diferentes tipos de vírus — A, B, C, D e E — e, se não tratadas, podem evoluir para quadros graves, como cirrose e câncer hepático.
Dentro desse contexto, a Secretaria prepara uma mobilização especial: o Dia D de Conscientização sobre as Hepatites Virais, com uma ampla programação espalhada por diversos pontos da cidade no sábado, 26 de julho. A secretária de Saúde, Maribel Gaio, enfatiza a importância da campanha para a detecção precoce da doença. “A conscientização é o principal aliado de um diagnóstico precoce, já que muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas, por longos períodos, que por sua vez, sem tratamento adequado, pode acarretar complicações mais graves, como cirrose e câncer de fígado”, explica.
Veja também
SC reforça segurança nas escolas com novas câmeras e botão do pânico
Tarifas dos EUA ameaçam exportação de suco de laranja de Videira
A agenda do Dia D será a seguinte:
- 08h às 12h – Largo da Estação: realização do Programa Saúde do Trabalhador, com apoio da equipe local. Serão oferecidos testes rápidos para hepatites e vacinação contra a influenza à população em geral.
- 09h às 15h – PAM (em frente à Secretaria de Saúde/UPA): vacinação disponível durante todo o período.
- 09h às 15h – Unidades de Saúde dos bairros De Carli e Amarante: atendimento completo com médico, equipe de enfermagem e odontologia, além da aplicação de vacinas e realização de testes rápidos.
Além da mobilização junto à população, a campanha inclui também ações voltadas à qualificação dos profissionais da saúde. Um treinamento será oferecido a médicos e enfermeiros da rede municipal, com o objetivo de aprofundar o conhecimento técnico sobre hepatites virais. A formação será conduzida pelo médico infectologista Bruno Vitiritti, garantindo um atendimento ainda mais eficaz e atualizado nas unidades de saúde.
Por fim, a Secretaria reforça que os testes, vacinas e tratamentos para hepatites estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde de Videira durante o ano inteiro, independentemente do período da campanha.