Na era das redes sociais nem tudo pode valer um like, sendo assim, cada vez mais existe a necessidade de que os brasileiros tenham discernimento sobre aquilo que compartilham. Instagram, Facebook, X entre tantas outras redes sociais fazem parte do dia a dia de inúmeros brasileiros. Com isso, os cuidados precisam estar cada vez mais presentes na vida de todos.
“É importante as pessoas saberem que nós temos um código de conduta dentro das redes sociais. Não é um código regulamentado, ele não está escrito, mas ele tem uma padronagem de comportamento que ela é aceita dentro das redes sociais”, afirma o especialista em marketing Matheus Tonial.
Tonial afirma que atualmente é de suma importância que, dentro das redes sociais, sejam respeitados os locais de fala. Momento que ocorre quando determinada pessoa tem conhecimento e vivência para falar sobre aquele determinado assunto.
Quando se fala em cuidados com as redes sociais, é importante que as pessoas se atentem ao fato de que muitas vezes o mercado de trabalho também está observando os perfis digitais. Para o especialista em marketing, em muitos casos é necessário que as pessoas fiquem atentos a este ponto em específico.
“O principal ponto que a gente precisa abordar no que tange ao profissional é justamente que as nossas redes sociais são o nosso novo currículo. Então, a gente precisa passar por esse processo de digitalização daquele currículo que a gente já entregava impresso. Nada mais é do que você estar imprimindo e validando aquilo que você já colocou como um dos teus valores principais através das tuas condutas dentro das redes sociais”
Na era das redes sociais nem tudo pode valer um like, inclusive para os empresários
Quando o assunto são as redes sociais, os cuidados precisam ser realizados dos dois lados, seja pelas pessoas ou pelos empresários. Isso fica claro, quando se observa que cada vez mais as empresas estão investindo em plataformas digitais para atrair mais público.
Anna Scalsavara, gestora e responsável pelo Centro de Inovação de Videira, afirma que, […] o cuidado é muito importante, quem sou eu realmente, o que eu estou querendo publicar?”. A fala de Anna destaca pontos primordiais para que as empresas construam uma presença nas redes sociais da forma mais correta e sadia.
Com a intenção de possuir um faturamento maior dentro das empresas, Anna pontua que é necessário que os empresários entendam que o atendimento que ocorre dentro do espaço físico também deve ser realizado no digital.
Como no meio digital, as mudanças ocorrem cada vez mais rápidas, as empresas precisam ficar atentas não somente aos posts já tradicionais, mas também à presença de influenciadores. Para Anna é importante que as empresas entendam que estão atrelando a sua imagem à de determinada pessoa.
“São cuidados que a gente tem na hora de analisar se eu realmente preciso comprar aquele produto ou serviço. Quem é a imagem do blogueiro que a empresa está associando à sua marca? [..] Será que esse blogueiro vai levar em frente tudo isso?”
Segundo Anna, tudo isso vai ao encontro do fato de que o hábito de consumo dos brasileiros vem se moldando de várias formas nos últimos anos. Com isso, as pessoas passaram a ser cada vez mais influenciadas na decisão final da sua compra.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: