Tremor de terra é registrado no litoral do Paraná e assusta moradores

Abalo de baixa magnitude não causou danos, mas foi sentido em diversas áreas do litoral

Um tremor de terra de magnitude 2,4 foi registrado na madrugada de domingo (12) no município de Paranaguá, no litoral do Paraná. Apesar da baixa intensidade, o fenômeno chamou a atenção de moradores e provocou susto em algumas regiões, especialmente próximas ao epicentro. No entanto, não houve registro de danos estruturais ou vítimas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com o professor de geologia Eduardo Salamuni, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o abalo sísmico tem origem natural e está relacionado à movimentação de falhas geológicas presentes na região.

Publicidade

“O abalo foi provocado, provavelmente, em uma falha que nós denominados de Falha de Santos, e ela está dentro da Bacia de Santos, que é a que recebe todos os sedimentos continentais”, disse.

Região é propensa a abalos sísmicos

Segundo o especialista, tremores desse tipo são considerados de baixa magnitude e, na maioria das vezes, não provocam danos, gerando apenas sensação de vibração e surpresa entre os moradores.

Ele destaca que somente estruturas extremamente frágeis poderiam sofrer algum impacto, o que não foi observado neste caso.

Além disso, Salamuni explicou que o litoral do Paraná, especialmente áreas próximas à divisa com São Paulo, é classificado como região sismogênica, ou seja, com maior propensão à ocorrência de tremores devido à presença de falhas geológicas ativas.

O abalo foi identificado por estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que monitoram atividades sísmicas em todo o território nacional.

Moradores relatam susto com o tremor

Na Ilha do Mel, uma das áreas mais próximas do epicentro, moradores relataram ter sentido o tremor com maior intensidade. O morador Gerson de Oliveira descreveu o momento como inesperado e assustador.

“Eu fui dormir e, uns cinco minutos depois que deitei, tudo começou a tremer, a cama e o ambiente. Foi junto com uma explosão muito forte e durou uns dois a três segundos”, contou.

Ele também relatou que inicialmente pensou se tratar de uma situação comum na região. “Eu levantei assustado, peguei uma lanterna e saí para ver o que tinha acontecido. Na minha cabeça, achei que tinha sido explosão de transformador, porque isso às vezes acontece aqui na ilha. Mas quando iluminei, vi que estava tudo normal […] A casa inteira vibrou bastante”, relatou.

De acordo com o professor, locais mais próximos ao epicentro tendem a sentir os efeitos com maior intensidade.

“Do ponto de vista geológico, a ilha está ligada ao continente, então vai sofrer a onda de choque. Foi uma das primeiras a sofrer essa onda, porque está muito mais próxima do epicentro. Como é uma região habitada e está perto do epicentro, as pessoas acabam sentindo isso naturalmente. De fato, é algo curioso, mas não perigoso.”

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Cataratas do Iguaçu têm recorde histórico de visitas

O Parque Nacional do Iguaçu, lar das mundialmente conhecidas...

Ibama fecha criadouro ilegal de macacos no Oeste de SC

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos...

Alexandre Ramagem é preso nos Estados Unidos

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem foi detido nesta segunda-feira...

Grupos de gestantes promovem informação e cuidado integral para futuras mães

As gestantes de Videira contam com uma rede de...

IFSC oferece 64 cursos técnicos com vagas em 15 cidades de SC

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) definiu que...

Epagri estuda técnicas de pulverização com drone em Videira

Uma das mais antigas unidades da Epagri em Santa...

Mascote do RBVerde é batizado como “Folhito” após quase 300 votos

O mascote do projeto RBVerde já tem nome definido....

Carro de Curitibanos se envolve em acidente fatal na BR-116

Um acidente grave na BR-116 terminou de forma trágica...