Rádios RBV

Menu

Sancionada Lei que permite Badesc realizar programas de crédito

Lei autoriza o Estado de Santa Catarina a prestar contragarantia às garantias oferecidas pela União na operação de crédito a ser celebrada entre ambas as instituições.

Fonte:
Fonte: Agência Brasil

O governador Jorginho Mello sancionou a Lei 18.675/2023, que permite a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) contratar US$ 50 milhões em financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para atender micro, pequenas e médias empresas. A Lei autoriza o Estado de Santa Catarina a prestar contragarantia às garantias oferecidas pela União na operação de crédito a ser celebrada entre ambas as instituições.

- Publicidade -

“Essa é mais uma etapa vencida dentro do cronograma que temos com o BID. Agora estão sendo preparadas as minutas dos contratos para envio à Secretaria do Tesouro Nacional para formalização da operação, que tem garantia soberana da União”, explica o presidente do Badesc, Ari Rabaiolli. Ele lembra que além dos recursos financeiros, o BID oferece ao Badesc, assistências técnicas essenciais para execução do programa proposto. A expectativa é que todos os trâmites legais para formalização da contratação sejam finalizados até novembro.

O financiamento internacional tem como objetivo realizar empréstimos a micro, pequenos e médios empreendedores, por meio do Programa de Recuperação Produtiva e Sustentável das MPMEs. A aplicação dos recursos seguirá dois pilares principais: operacionalização de linhas para o Microcrédito, por meio das Instituições de Microcrédito Produtivo e Orientado (IMPOs) e a promoção do investimento produtivo das MPMEs catarinenses, visando um ambiente mais inclusivo.

Recursos internacionais

Enquanto Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina, compete ao Badesc apoiar a execução da política estadual de desenvolvimento econômico, por meio do fomento das atividades produtivas, de operações de crédito, de ações definidas em lei e de apoio creditício aos programas estruturantes e projetos vinculados aos objetivos do Estado, incluindo situações de emergência e/ou calamidade pública.

Agências somente podem empregar em suas atividades, além dos recursos próprios, os provenientes de fundos e programas oficiais, organismos e instituições financeiras nacionais e multilaterais e depósito interfinanceiro vinculado a operações de microfinanças. “Por isso, a busca por recursos internacionais, passa a ser opção para diversificação de funding, com foco para atender à crescente necessidade de financiamento ao setor produtivo em Santa Catarina, em linha com a missão institucional”, explica Rabaiolli.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Humorista Ary Toledo morre aos 87 anos

O humorista Ary Toledo morreu na manhã deste sábado...

Etapa Fraiburgo das Corridas Unimed acontece em 20 de outubro

A Etapa Fraiburgo do Circuito de Corridas Unimed será...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com dias mais estáveis

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Ação Social da Alfa Transportes acontece no Dia da Criança

A empresa Alfa Transportes promove neste sábado, dia 12...

Gilvane de Moraes destaca que a saúde terá grande importância no seu governo

Gilvane de Moraes destaca que a saúde terá grande...

Mais Lidas da semana

Sete vacas morrem ao serem atingidas por raio em SC

Sete vacas morreram atingidas por um raio durante um...

Investigação prossegue envolvendo a busca pelo corpo

A Delegacia de Proteção à criança, adolescente, mulher e...

Corpo é encontrado no Rio das Pedras em Videira

O corpo de um homem foi encontrado na tarde...

Bombeiros Voluntários atendem quatro acidentes de trânsito

Os Bombeiros Voluntários de Caçador atenderam quatro acidentes de...

Homem sofre tentativa de homicídio em Videira

Uma ocorrência de tentativa de homicídio foi registrada na...

Outros Tópicos Interessantes