No domingo, 6 de outubro, ocorrerão as eleições que definirão o futuro político dos 5.570 municípios brasileiros. Para garantir o exercício da cidadania, os eleitores devem estar atentos à ordem de votação, evitando erros ao escolher seus representantes.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Nesta eleição, o eleitor escolherá representantes para apenas dois cargos: vereador e prefeito, nesta ordem.
Também é permitido levar um papel com a cola eleitoral, com os números dos candidatos anotados, porém é proibido o uso do celular na cabine da urna eletrônica.
O eleitor poderá usar o aparelho para apresentar o e-Título aos mesários, mas deverá deixar o celular com eles, sendo ilegal fotografar ou filmar o processo de votação seu ou de terceiros.
Ordem de votação
Para garantir que seu voto conte corretamente, siga a ordem de votação nas urnas eletrônicas.
- Passo 1: O primeiro cargo que aparecerá é o de vereador. Para votar, digite os 5 números do candidato e clique em “Confirma”.
- Passo 2: Em seguida, o visor exibirá o cargo de prefeito. Aqui, você deve digitar os 2 números do candidato e, novamente, clicar em “Confirma”.
Se desejar votar em branco, basta pressionar a tecla “Branco” para qualquer um dos cargos.
Caso cometa um erro de digitação em qualquer etapa, pressione “Corrige” para reiniciar o processo. Dessa forma, você assegura que seu voto seja registrado corretamente.
Simulador TSE
Para ajudar os cidadãos a se prepararem, a Justiça Eleitoral disponibiliza o Simulador de Votação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Essa ferramenta permite que os eleitores pratiquem a votação para todos os cargos em disputa, simulando a experiência real de usar uma urna eletrônica.
Além disso, o simulador orienta o eleitor a inserir os votos na ordem correta e a confirmar suas escolhas, facilitando a familiarização com o processo de votação.
Portal RBV nas redes sociais