O corpo da cantora Preta Gil chegou ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro às 7h da manhã desta sexta-feira (25), marcando o início das homenagens públicas. O velório da artista, que faleceu aos 50 anos, será aberto ao público entre 9h e 13h. Preta morreu no último domingo (20), em Nova York (EUA), onde realizava, desde maio, um tratamento experimental contra um câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O caixão, prateado e brilhante, foi retirado do carro funerário e levado ao saguão do Theatro, onde familiares, amigos e admiradores prestam suas últimas homenagens.
A estrutura montada inclui um telão de LED com imagens da cantora. De acordo com a família, não haverá apresentações musicais ou trio elétrico durante o velório.
A data do adeus marca simbolicamente o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, reforçando a relevância de Preta Gil como figura de resistência e voz ativa no combate ao racismo. A cantora foi referência em empoderamento, autoestima e luta por igualdade racial no Brasil.
Veja também
Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 42 milhões para sábado
Vereador de Herval d’Oeste está entre os beneficiários do Programa Universidade Gratuita
A Prefeitura do Rio de Janeiro preparou um esquema especial de trânsito para receber os fãs da artista. Equipes da CET-Rio, Guarda Municipal, Comlurb e Centro de Operações (COR) atuarão no entorno do Theatro Municipal para garantir segurança e fluidez. As interdições começaram ainda na noite de quinta-feira (24), às 19h, com bloqueios na Avenida Treze de Maio e vias adjacentes.
Cortejo pela cidade
Após o velório, o corpo seguirá em cortejo pelas ruas do Centro do Rio. O trajeto inclui o circuito dos megablocos de carnaval da cidade, agora batizado com o nome de Preta Gil, em justa homenagem à artista, que desde 2010 comandava o icônico “Bloco da Preta”.
O cortejo será conduzido por um carro do Corpo de Bombeiros até a Capela Ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju. Lá, entre 15h e 17h, ocorrerá uma cerimônia íntima para familiares e amigos próximos. Em seguida, será realizada a cremação.
O corpo da cantora chegou ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nesta quinta-feira (25), e foi transferido diretamente para o Rio de Janeiro para o funeral.