Casa temática de Francisco Corrêa de Mello abre em Caçador

Espaço histórico abre à visitação em celebração aos 92 anos do município

Um novo espaço dedicado à história local foi aberto à visitação da comunidade em Caçador. A chamada casa temática de Francisco Corrêa de Mello passou a integrar o circuito histórico Rio Caçador e faz parte da programação cultural da Expo Caçador 2026, que celebra os 92 anos de emancipação do município.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A museóloga Letissia Crestani explicou que o ambiente foi reconstruído com base em registros históricos e relatos de descendentes da família. Segundo ela, a proposta é apresentar ao público um pouco do cotidiano da época em que viveu Francisco Correia de Mello, figura considerada importante na formação da cidade.

Publicidade

“Hoje a gente abriu a casinha temática do Francisco Corrêa de Mello, que faz parte do circuito temático, o circuito histórico Rio Caçador, para abordar junto à Expo Caçador 2026 e comemorar de um jeito cultural e histórico esses 92 anos de emancipação”, destacou.

De acordo com Letissia, o personagem histórico esteve presente em diferentes momentos importantes da região, como o período da chegada da Estrada de Ferro e o contato entre os novos grupos que chegaram ao território e os povos originários, como os Choclãs e Caigangues.

Além disso, ele também esteve ligado à divisão da Fazenda Faxinal do Bom Sucesso, área que era sede de fazenda na época. A casa temática busca recriar como seria a moradia da família naquele período.

“A gente só tem uma foto da fachada e algumas descrições de livros e o que os descendentes da família relatam sobre como era a casa”, explicou a museóloga.

Francisco Correia de Mello vivia de atividades ligadas à caça, pesca e pequena criação de animais, como galinhas e porcos, voltadas principalmente à subsistência. Ele também ajudava a alimentar trabalhadores envolvidos na construção da Estrada de Ferro e pessoas que chegavam posteriormente à região.

A ambientação da casinha segue essa lógica mais simples e rudimentar, mostrando como seria o cotidiano de uma família numerosa no período. O próprio Francisco Corrêa de Mello teve 12 filhos e já vinha de uma família grande. Com a esposa, dona Felicidade, formou outro núcleo familiar igualmente numeroso.

“A gente tenta ambientar num espaço bem menor, que seria essa casa, como seria o dia a dia de uma família grande naquela época”, explicou Letissia.

Visitação aberta ao público

O espaço já está aberto à visitação da comunidade durante a semana. O atendimento ocorre das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

A visita é aberta a qualquer pessoa interessada em conhecer o local. No caso de grupos maiores, especialmente escolas, a orientação é realizar agendamento prévio pelo WhatsApp do museu.

A iniciativa busca incentivar a população a conhecer e valorizar a história do município, especialmente neste período de comemorações pelos 92 anos de emancipação de Caçador.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Rita Martini

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Disputa ao Senado por Santa Catarina em 2026 já tem cinco pré-candidatos confirmados

A corrida pelas duas vagas ao Senado Federal por...

Falta de sangue em SC coloca hospitais em alerta

Os estoques de sangue em Santa Catarina atingiram nível...

Colisão frontal em Lebon Régis mata bebê de 7 meses e homem

Um grave acidente de trânsito registrado na noite de...

Incêndio de grandes proporções atinge casa em Fraiburgo

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma residência unifamiliar...

Carro cai de ponte e motorista fica ferido em Videira

Um acidente de trânsito mobilizou o Corpo de Bombeiros...

Nova vítima eleva para 5 mortes em acidente com carro da Saúde de SC

Mais uma morte foi confirmada neste domingo (19) após...

Apostador de SC leva sozinho R$ 1,3 milhão na Lotofácil

Um apostador de Biguaçu, na Grande Florianópolis, acertou sozinho...

Frio intenso derruba temperaturas na Serra Catarinense registra 0ºC

A semana começou com temperaturas extremamente baixas na Serra...