Nos dias 18 e 19 de outubro, o Parque Central de Caçador (SC) se transformou em um grande palco de celebração da cultura popular, ancestralidade e diversidade durante o Festival Multicultural “O Contestado que Queremos”. O evento reuniu cerca de 300 pessoas em dois dias de programação gratuita e intensa.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O sábado (18) começou às 14h, com a Feira da Buia, espaço voltado à economia solidária e aos empreendimentos criativos da região. O público também conferiu exposições de artistas plásticos como Ross Imany, Andreia Pasqual, Arcy Vieira e Bruna Araújo, além de formações culturais com o Agente Territorial de Cultura Diego Ahmod.
À noite, o evento seguiu para o Ponto de Cultura Barco, onde ocorreu uma roda cultural, show com Tarjah Verde, homenagem ao MC Tleipe — finalista do Duelo Estadual de MCs — e o Bailão da Zagaz, que conectou ritmos do sul ao norte do país.
No domingo (19), o festival continuou com a Feira de Economia Solidária, show da Banda Abortados, pocket shows de artistas da cena hip hop local e a apresentação do BBoy Marcinho.
O festival se destacou como espaço de encontro entre tradições, juventudes e linguagens artísticas, reafirmando o papel da cultura como ferramenta de memória, diálogo e transformação social.
A iniciativa foi realizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.