Rádios RBV

Museu do Vinho investe em capacitação para conservar seu acervo histórico

A capacitação reuniu profissionais de SC e abordou manuseio, controle ambiental, descarte, higienização e armazenamento de acervos

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Secom Prefeitura de Videira

A equipe do Museu do Vinho de Videira obteve um fortalecimento significativo na preservação de seu acervo. A museóloga Caroline Martello e a historiadora Mônica Andres participaram, entre os dias 1° e 3 de julho, da Oficina de conservação preventiva de acervos. O evento integrou o Programa de Capacitação Museológica do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Essa oficina representa a primeira etapa prática de um amplo plano de ações da Secretaria de Turismo e Cultura de Videira. O objetivo é garantir a manutenção e o cuidado de todos os equipamentos culturais do município.

A capacitação foi ministrada pela conservadora e restauradora Karen Kremer e pelo químico Thiago Guimarães Costa, do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor).

Também participava o museólogo e coordenador do SEM/SC, Renilton Assis. Cerca de 20 participantes estiveram presentes, entre profissionais, estudantes e pesquisadores das sete regiões museológicas de Santa Catarina.

Durante os três dias, os participantes receberam conteúdo técnico e prático sobre temas críticos do museu. A programação incluiu tópicos como legislação museológica, políticas de aquisição e descarte de acervos, causas de degradação física, química, biológica e humana.

Houve ainda orientações sobre controle ambiental em espaços museológicos, manuseio e acondicionamento adequados, uso de mobiliário, iluminação correta, higienização de ambientes e registro e controle de peças museológicas.

“Como guardiões da história e da cultura de Videira e dos videirenses, temos a responsabilidade de agir técnica e preventivamente para assegurar a existência de objetos, documentos e um amplo acervo, por isso, a oficina foi muito importante para nos subsidiar nessa tarefa”, destacou Caroline.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue com sol predominando

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

Tarifas de pedágio sobem nas BR 101, BR 116 e BR 376

A partir de quarta-feira, dia 9, as tarifas de...

Videira anuncia mudanças no trânsito nas ruas do Centro e do Dois Pinheiros

A Prefeitura está implementando mudanças importantes no trânsito para...

Homem é preso por tráfico de drogas em Fraiburgo

Em ação realizada na sexta-feira (04), a Polícia Militar...

Mais Lidas da semana

Padre Wilson Maiorki morre em acidente na BR-280

O padre Wilson Maiorki, com passagens marcantes por Fraiburgo...

Bolsonaro cancela visita a SC e entra em repouso por tempo indeterminado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou o compromisso que...

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue com sol predominando

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

Mulher de 35 anos que morava em Caçador está desaparecida

A família de uma moradora de Caçador está em...

Identificado corpo carbonizado em incêndio em Caçador

A Polícia Científica identificou o homem que morreu em...

Outros Tópicos Interessantes