A equipe do Museu do Vinho de Videira obteve um fortalecimento significativo na preservação de seu acervo. A museóloga Caroline Martello e a historiadora Mônica Andres participaram, entre os dias 1° e 3 de julho, da Oficina de conservação preventiva de acervos. O evento integrou o Programa de Capacitação Museológica do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Essa oficina representa a primeira etapa prática de um amplo plano de ações da Secretaria de Turismo e Cultura de Videira. O objetivo é garantir a manutenção e o cuidado de todos os equipamentos culturais do município.
A capacitação foi ministrada pela conservadora e restauradora Karen Kremer e pelo químico Thiago Guimarães Costa, do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor).
Também participava o museólogo e coordenador do SEM/SC, Renilton Assis. Cerca de 20 participantes estiveram presentes, entre profissionais, estudantes e pesquisadores das sete regiões museológicas de Santa Catarina.
Veja também
Senado pode liberar cassinos, bingos e jogo do bicho no Brasil
Prouni 2025: Confira o resultado da primeira chamada do segundo semestre
Durante os três dias, os participantes receberam conteúdo técnico e prático sobre temas críticos do museu. A programação incluiu tópicos como legislação museológica, políticas de aquisição e descarte de acervos, causas de degradação física, química, biológica e humana.
Houve ainda orientações sobre controle ambiental em espaços museológicos, manuseio e acondicionamento adequados, uso de mobiliário, iluminação correta, higienização de ambientes e registro e controle de peças museológicas.
“Como guardiões da história e da cultura de Videira e dos videirenses, temos a responsabilidade de agir técnica e preventivamente para assegurar a existência de objetos, documentos e um amplo acervo, por isso, a oficina foi muito importante para nos subsidiar nessa tarefa”, destacou Caroline.