Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Obra de Alzira Scapin mantém viva a história do Meio-Oeste

Alzira Scapin deixou vasta produção literária sobre Videira e região além da Guerra do Contestado. Sua obra segue como referência histórica.

A jornalista e escritora videirense Alzira Scapin, falecida na segunda-feira (21), deixou um dos maiores acervos literários já produzidos sobre a história do Meio-Oeste catarinense. Com uma obra marcada pela profundidade da pesquisa e sensibilidade narrativa, ela foi pioneira no resgate da memória de municípios como Videira, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso e Água Doce.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Um de seus principais livros, Videira nos Caminhos de Sua História (1997), lançado pela Prefeitura de Videira, é considerado até hoje uma das mais completas referências sobre a origem e o desenvolvimento da cidade. A obra traça a trajetória do município desde a antiga Vila do Rio das Pedras até sua emancipação, abordando a colonização, a vocação vitivinícola, a construção da ferrovia e o crescimento urbano.

Publicidade

Entre seus trabalhos mais relevantes estão também os livros que resgatam a trajetória das Organizações Perdigão — hoje BRF —, além de publicações que retratam a evolução histórica de cidades vizinhas e o funcionamento do Legislativo videirense, com direito a uma galeria dedicada às primeiras legislaturas da Câmara de Vereadores.

Alzira fazia parte do Núcleo de Estudos do Contestado do Instituto Federal Catarinense (IFC) e era reconhecida por sua sensibilidade, compromisso com a verdade e dedicação incansável à preservação da memória regional. Estava envolvida na produção de uma nova série documental sobre a Guerra do Contestado, tema que estudava com profundidade e paixão.

Na última década, mergulhou no estudo desse conflito histórico, participando da série documental Videira 80 anos de História e editando nove volumes sobre o tema. Sua contribuição também inclui um capítulo no livro Uma guerreira em busca de liberdade (2005), sobre a liderança feminina Maria Rosa.

Outro marco de sua trajetória foi a colaboração na organização das atividades que celebraram os 50 anos da Rádio Videira, em 1999 — emissora com a qual mantinha laços históricos e afetivos.

Além do clássico sobre Videira, sua bibliografia inclui Pinheiro Preto, sua história — sua gente (1991), obra amplamente utilizada em projetos sobre identidade regional; O que somos, de onde viemos (1996), que trata da formação histórica de Salto Veloso; e Itália–Arroio Trinta: distância que separa, raízes que unem (2010), em coautoria com Claudio Spricigo.

Ao longo da carreira, Alzira Scapin foi reconhecida por unir rigor histórico e linguagem acessível, tornando a história regional compreensível e valorizada por gerações. Sua obra segue viva em bibliotecas, escolas e no imaginário coletivo daqueles que acreditam na importância de preservar o passado para construir o futuro.

Despedida de uma referência cultural

Alzira Scapin faleceu por volta do meio-dia desta segunda-feira (21), aos 71 anos, em Videira (SC). A causa da morte não foi divulgada. A informação foi confirmada pela Funerária São Judas Tadeu.

Natural de Videira e formada em jornalismo no Rio de Janeiro, Alzira dedicou décadas à comunicação, à pesquisa histórica e à produção literária sobre o Meio-Oeste de Santa Catarina. O falecimento gerou comoção entre familiares, amigos, colegas de imprensa, professores, instituições culturais e educacionais.

O velório ocorreu no Memorial São Judas Tadeu, e o sepultamento foi realizado na terça-feira (22), às 16h, no Cemitério de Santa Gema, em Videira.

A Prefeitura de Videira e o Instituto Federal Catarinense também manifestaram pesar, destacando o legado de Alzira como guardiã da memória regional. Outras prefeituras da região, como Rio das Antas e Pinheiro Preto, também manifestaram pesar.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com dias nublados e chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Sábado D movimenta o comércio de Caçador neste dia 6 de setembro

A CDL Caçador promove neste sábado, 6 de setembro,...

Mulher usa notas falsas em loja de Calmon

Na quinta-feira (4) a Polícia Militar foi acionada após...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com dias nublados e chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Identificada vítima que morreu congelada em câmara fria

Felipe Morais, morador de Lebon Régis, foi identificado como...

Invasão de javalis preocupa produtores em Santa Catarina

Em artigo publicado nesta segunda-feira, 1º de setembro, intitulado...

Carro capota, pega fogo e ocupantes fogem em Pinheiro Preto

Um acidente de trânsito na SC-135, em Pinheiro Preto,...

Quadrilha lucrava R$ 100 mil por mês com cada mulher traficada de SC para Irlanda

Uma operação de grande porte da Polícia Federal, deflagrada...

Outros Tópicos Interessantes