Pinheiro Preto pede imóveis da ferrovia para projeto inovador

A proposta prevê a revitalização de áreas históricas, como a antiga estação ferroviária, com a criação de um parque, calçadão e ciclovia

Nesta quarta-feira (16), o prefeito de Pinheiro Preto, Professor Mauro, esteve em Curitiba para uma reunião decisiva na sede da Rumo Logística. A empresa, responsável pela ferrovia que cruza o município, recebeu oficialmente a solicitação de concessão de imóveis pertencentes à extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O objetivo da visita foi reforçar a importância da cessão, regularização e gestão desses imóveis da União.

Publicidade

Com isso, a prefeitura visa garantir o pleno cumprimento da função socioambiental, histórica e cultural desse valioso patrimônio público.

O projeto proposto pelo município prevê a revitalização completa da antiga Estação Ferroviária, hoje desativada.

O espaço será restaurado e transformado em um moderno parque de convivência, promovendo integração social, lazer e cultura.

Veja também

PRF inicia Operação Semana Santa 2025 com reforço na fiscalização

Futsal Videira Unimed estreia na Copa Santa Catarina

Além disso, a iniciativa inclui a construção de um Calçadão e uma Ciclovia, que se estenderão por cerca de 7,4 quilômetros.

Essa estrutura conectará a antiga Estação Ferroviária até a Cruz do Zeca Vacariano, em um percurso inovador que unirá memória e mobilidade sustentável.

Com essa proposta, o município de Pinheiro Preto,  pretende resgatar parte de sua história ferroviária e transformá-la em um atrativo urbano moderno e funcional.

A ideia é criar um corredor verde, que valorize o passado ao mesmo tempo em que promove qualidade de vida e turismo.

Durante a reunião, o prefeito destacou o compromisso da gestão com a preservação de espaços históricos. Ele também enfatizou o potencial turístico e cultural do projeto.

“Um sonho que vai se tornar realidade em breve, sendo que na mesma oportunidade apresentamos o projeto do Parque Linear à empresa”, declarou o prefeito Professor Mauro.

A iniciativa promete impactar positivamente a paisagem urbana e fortalecer o vínculo da população com suas raízes e com a ferrovia.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Prefeitura de Pinheiro Preto

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Plantio de árvores abre oficialmente a 5ª Ação RBVerde

A 5ª edição da Ação RBVerde foi aberta oficialmente...

Fim de semana terá sol e temperaturas amenas em SC

O fim de semana será marcado por tempo firme...

Pequenas atitudes fazem grande diferença na preservação da água

Deixar a torneira aberta ao lavar a louça, prolongar...

Governo sanciona lei que garante renovação automática da CNH

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta...

SC registra mais de 10 mil autuações por uso de drogas em espaços públicos em 7 meses

Uma lei estadual de Santa Catarina que prevê multa...

WhatsApp lança figurinhas, efeitos e recursos especiais para a Copa do Mundo

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (4) uma série de...

Bebê de quatro meses morre após complicações causadas por meningite bacteriana em Capinzal

Um bebê de apenas quatro meses morreu após complicações...

Professora é condenada por maus-tratos praticados contra bebês em creche

Uma professora de educação infantil foi condenada por maus-tratos...