Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Presidente da Fundação Catarinense de Cultura visita Caçador

Maria Teresinha Debatin esteve no município firmando parcerias e anunciando projetos

A presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin, esteve em Caçador para apresentar as ações do Estado na área cultural e firmar parcerias com o município. Em entrevista à RBV Rádios, ela destacou o trabalho de aproximação entre Estado e cidades catarinenses, visando ampliar o acesso a recursos e fortalecer a cultura local.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Durante a visita, a presidente destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Caçador e a Câmara de Vereadores, e reforçou o compromisso do governo estadual com o resgate e preservação do patrimônio cultural. “É prazeroso cuidar da história e disponibilizar isso para a população. Isso fortalece nossa identidade”, afirmou.

Publicidade

Entre os presentes estiveram o vice-prefeito de Caçador, Itacir Fiorese, e o secretário de Cultura do município, Nelson Molinski.

Capacitação e novos editais

A Fundação também anunciou que, por meio da Escola de Governo (ENA), oferecerá treinamentos para agentes culturais municipais, com foco na elaboração e acompanhamento de projetos, facilitando o acesso aos recursos estaduais.

Outro destaque foi o lançamento iminente de um novo edital, que deverá disponibilizar recursos para compra de uniformes, roupas típicas e instrumentos para bandas e orquestras. A proposta aguarda apenas o retorno do governador Jorginho Mello para ser sancionada e publicada.

Cultura como ferramenta de saúde e bem-estar

A presidente também abordou o papel da cultura na saúde emocional da população. “A cultura é esse exercício maravilhoso que movimenta o corpo e a mente. Um espetáculo pode transformar o ânimo das pessoas”, destacou.

Incentivo à literatura catarinense

O projeto “Sem Copa e Sem Custo” também foi anunciado para o segundo semestre de 2025. A iniciativa visa ajudar escritores catarinenses — ou residentes há mais de cinco anos no estado — a publicarem seus livros a custo zero.

Com projetos como o Santa Catarina Canta, o Estado reafirma sua vocação cultural e o investimento contínuo em ações que valorizam a produção artística local.

Udesc e FCC digitalizarão acervo histórico de Caçador

O diretor-geral da Udesc Meio-Oeste, Maicon Nunes, anunciou uma importante parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) para a digitalização do acervo histórico do município de Caçador. A ação também prevê a capacitação de servidores públicos de toda a região.

Segundo Maicon, a iniciativa surgiu a partir da demanda apresentada por um aluno do curso de Administração da Udesc, e logo encontrou apoio no Governo do Estado e na FCC. A proposta é digitalizar documentos históricos e disponibilizá-los no sistema da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, preservando a memória local e facilitando o acesso para pesquisadores de todo o país.

Além da digitalização, a parceria entre Udesc, FCC e a Escola de Governo (ENA) visa capacitar os gestores municipais da região da AMARP e de todo o Estado, com foco na elaboração e gestão de projetos culturais.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV | com informações Flávio Henrique

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mais Lidas da semana

Homem é hospitalizado após briga no centro de Caçador

Uma briga envolvendo dois homens terminou com um dos...

Catarinense será a primeira técnica do Mirassol feminino

Nesta segunda-feira (9), o Mirassol Futebol Clube, do interior...

Hospital Maice promove bazar com produtos da Receita Federal

O Hospital Maice promove no dia 7 de março,...

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Inadimplência em Videira cresce e preocupa comerciantes

A inadimplência em Videira apresenta crescimento preocupante, segundo o...

Outros Tópicos Interessantes