A cidade de Videira deu um passo importante para a política cultural nesta quarta-feira (3), com a posse dos novos membros do Conselho de Cultura. Nomeados pelo Decreto nº 24.094/25, os conselheiros assumem um mandato para o biênio 2025-2027, com a missão de fortalecer a participação social e o desenvolvimento cultural no município.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O secretário de Turismo e Cultura, Yuri Piccoli Hentz, destacou a inovação deste processo:
“Esta foi a primeira vez que a comunidade pôde participar ativamente da escolha dos conselheiros, tanto concorrendo às chapas quanto votando”.
Para viabilizar a participação, foi aberta uma chamada pública, que registrou 44 inscrições, garantindo ampla representação da população e dos diferentes segmentos culturais.
“O Conselho de Cultura é consultivo, deliberativo e de assessoramento. Seus membros auxiliam na gestão das políticas públicas de Cultura, na administração do Fundo de Cultura e na condução das políticas nacionais, já que se trata de uma gestão compartilhada. Assim, a gestão cultural em Videira permanece democrática e participativa, em diálogo com a sociedade civil e os segmentos culturais”, afirmou Hentz.
O Conselho Municipal de Cultura de Videira é pioneiro em Santa Catarina, tendo sido instituído em 22 de março de 1985, pelo então prefeito Gabriel Bogoni, através do Decreto nº 1.079/85.
Desde então, cumpre papel essencial na organização das políticas culturais locais, com a participação de diversos membros da comunidade ligados às artes e à cultura.
Em 2019, o Conselho teve sua estrutura e competências regulamentadas pela Lei nº 3.766/19, atendendo às diretrizes federais, o que consolidou sua segurança jurídica e transformou a instância em um espaço permanente de governança cultural e participação social em Videira.






