Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Pinheiro Preto se prepara para 1ª Vindima oficial

O evento é fruto da parceria entre a Administração Municipal, a Associação Visite Pinheiro Preto e o apoio do Governo do Estado

Com pouco mais de 3 mil habitantes e mais de 20 vinícolas em operação, Pinheiro Preto consolida seu título de Capital Catarinense do Vinho. Em 2026, o município dará um passo histórico no turismo local ao lançar oficialmente a I Vindima de Pinheiro Preto, evento que promete transformar a tradição da colheita de uvas em um atrativo turístico estruturado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A iniciativa é resultado da parceria entre a Administração Municipal e a Associação Visite Pinheiro Preto, fundada em 2025 com consultoria do Sebrae/SC, e conta ainda com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo.

Publicidade

O objetivo é consolidar a cultura vitivinícola como um produto turístico, atraindo visitantes e fortalecendo a economia local.

Programação Cultural e Enogastronômica

A I Vindima acontecerá de 17 de janeiro a 1º de março de 2026, unificando as celebrações de colheita que antes ocorriam de forma isolada nas vinícolas da região.

Mariana Boesing, Diretora de Turismo e Cultura de Pinheiro Preto, detalha o cronograma:

“Nosso primeiro evento será no dia 17 de janeiro, com uma missa campal em italiano que abençoará a safra da uva que está prestes a iniciar. A partir deste momento, em todos os finais de semana até 1º de março, haverá experiências turísticas e enogastronômicas nos empreendimentos locais”.

O encerramento, de 27 de fevereiro a 1º de março, promete reunir moradores e turistas no centro da cidade em uma grande festa italiana.

“Vocês podem esperar muita comida típica, muito vinho e uma linda festa italiana”, completa Mariana.

A programação completa será divulgada em breve.

Turismo, desenvolvimento econômico e associativismo

O lançamento da Vindima oficial reflete o amadurecimento do setor turístico local e o papel central da Associação Visite Pinheiro Preto na organização dos atrativos.

Gelsi Daros, Gerente Regional do Sebrae/SC, ressalta:

“A I Vindima de Pinheiro Preto é o resultado de um planejamento e articulação que visam fortalecer o turismo como estratégia de desenvolvimento econômico. A criação da Associação e a estruturação da Vindima demonstram a capacidade do município de organizar seus ativos, valorizar a vitivinicultura e transformar tradição em oportunidade de negócios, geração de renda e posicionamento turístico”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Éder Luiz

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

PIB do Brasil alcança R$ 10,9 trilhões com sudeste retendo 53% da riqueza

O Produto Interno Bruto (PIB) nominal do Brasil atingiu...

Discussão familiar acaba em tentativa de homicídio em Caçador

Na noite de terça-feira (24), o Distrito de Taquara...

Turista chinês morre no mar de SC

Um turista chinês de 58 anos morreu na manhã...

Mais Lidas da semana

Jovem morre após colisão entre carro e caminhão em Fraiburgo

Na madrugada desta terça-feira (23), por volta das 3h59,...

Grave acidente de moto na SC-135 termina com morte de bombeiro voluntário

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Identificado jovem que morreu em grave acidente na SC-355 em Fraiburgo

Foi identificado como Kauan Giorgie Rodrigues Zimermann, de 25...

Cavalo solto na pista provoca acidente na SC-355 em Fraiburgo

Um acidente de trânsito envolvendo um animal de grande...

Outros Tópicos Interessantes