Por meio do Instituto Humaniza, gestor do projeto Músicos do Contestado, os jovens talentos de Caçador sob a regência do maestro Marcos Arcari, estiveram esta semana nos municípios de Jaborá, Meio Oeste catarinense e também em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, para apresentações com públicos variados.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Na segunda-feira (14) a apresentação ocorreu dentro do projeto Reconstruindo o Futuro, na Escola Municipal Alberto Bordim, em Jaborá. O Projeto Reconstruindo o Futuro é um evento artístico-cultural com foco na disseminação de conhecimentos e produtos culturais, que pretende formar novas plateias e movimentar a economia criativa. Assim, são oferecidas ações relacionadas à música, teatro, dança e palestras nas cidades de Concórdia, Irani, Jaborá e Curitibanos.
A secretária municipal de Educação, Claudete Toscan Morés, disse que não sabia da dimensão do projeto Músicos do Contestado, e que toda a equipe ficou maravilhada com o que presenciou, assim como os alunos do município.
Veja também
Seis apostas de Santa Catarina ganham na Lotofácil
Projeto JornaLer realiza primeira ação e leva livros para alunos de Caçador
Patrimônio histórico e arquitetônico de Caçador é tema de estudo
Sob os olhos de Nossa Senhora de Lourdes
Dois dias depois, nesta quarta-feira (16), os Músicos do Contestado estiveram em Ituporanga participando do “Encontro de Diretores Escolares do Alto Vale do Itajaí”, promovido em um belo cartão postal de Santa Catarina, o maior complexo de Turismo Religioso do Estado, “Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor”.
O evento teve a apresentação de dois projetos a serem inclusos no calendário curricular da região, sendo o “Rancho EcoVale” e o “Turista do Futuro”, ambos relacionados ao turismo e meio ambiente levando criança e jovens para este universo.
A diretora executiva do projeto Rancho EcoVale, Elizandra Zeferino, disse que a apresentação dos Músicos do Contestado foi “incrível e encantadora”, fechando com chave de ouro o evento.
“Programamos com muito carinho o lançamento deste projeto inovador para beneficiar as crianças do Alto Vale do Itajaí e futuramente para o restante do Estado. Entramos em contato com a professora Magna, do Instituto Humaniza, que se disponibilizou em vir fazer uma palestra e também trazer os Músicos do Contestado. Com isso procuramos um espaço maior para o evento e recebemos a parceria do complexo de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor. Desejamos sucesso para a sequência deste projeto, pois vemos o carinho com que essas crianças são tratadas e como é importante que projetos culturais como o Músicos do Contestado estejam acontecendo, beneficiando crianças e adolescentes. Gratidão a todos”, disse Elizandra.
A gestora de turismo do complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, Adriane Rengel, que também coordena o projeto Turista do Futuro, comentou que receber os Músicos do Contestado foi uma alegria muito grande, ainda mais em um momento em que eram apresentados projetos voltados a sustentabilidade e o turista do futuro, que busca trazer os jovens para dentro do complexo, apresentando cultura.
“Receber os Músicos do Contestado neste dia contempla justamente nosso objetivo, de trazer as crianças para novas atividades, como como é feito com eles e a música. Parabenizamos o trabalho desses músicos, foi um prazer tê-los aqui para se apresentar aos gestores escolares que também saíram maravilhados com a apresentação. Nosso desejo é fazer novas parcerias com mais apresentações em Ituporanga quem sabe até criarmos nossa própria banda na região. Estamos abertos com a nossa estrutura para recebe-los sempre”, declarou Adriane.
Apoio e patrocínio
O projeto Músicos do Contestado possui o apoio da Prefeitura de Caçador, Uniarp, 15º Batalhão da PM, Hotel Kindemann, Imobiliária Bello, Unoesc, Arte & Stylo, Daniela Tombini, Meio Oeste Ambiental, Laminados AB, Vinícola Villaggio Grando e Fama Pneus.
Patrocinadores: Alfa Transportes, Fiat Carboni, Frameport, Baú Madeiras, Auto Coletivo Caçador, Lamipack, Viposa, Videplast, Sulfibra, Guararapes, Rotta Móveis, Adami S/A, Delta, Duplaquímica e Fischer.
Portal RBV nas redes sociais