Justiça manda tirar do ar perfis de Pablo Marçal

Decisão liminar atende a pedido do PSB e alega abuso de poder na monetização de vídeos na internet

A Justiça Eleitoral determinou a suspensão temporária dos perfis em redes sociais de Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, usados para monetização. Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral-SP e o candidato disse que irá recorrer.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A liminar foi concedia pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral, após ação movida pelo PSB, partido da candidata Tabata Amaral.

Publicidade

Na representação, a legenda solicita a abertura de um inquérito contra Marçal por pagar seguidores que distribuem cortes de seus vídeos nas redes sociais.

Embora a decisão tenha efeito imediato, as plataformas só serão obrigadas a cumprir após serem oficialmente notificadas. Até as 15h23, todos os perfis ainda estavam no ar e eram usados para divulgar as contas “reservas” criadas por sua campanha.

“Destaco que não se está, nesta decisão, a se tolher a criação de perfis para propaganda eleitoral do candidato requerido, mas apenas suspender aqueles que buscaram a monetização dos ‘cortes’ por meio de terceiros interessados”, afirmou o juiz.

No documento, ele ainda sustenta que “monetizar cortes” equivale a disseminar continuamente uma imagem “sem respeito ao equilíbrio que se preza na disputa eleitoral.”

“Notadamente o poderio econômico aqui estabelecido pelo requerido Pablo suporta e reitera um contínuo dano e o faz, aparentemente, em total confronto com a regra que deve cercar um certame justo e proporcional.”

Em live nas redes sociais logo após a decisão, Marçal disse estar sendo censurado. Em nota, afirmou ser alvo de perseguição política.

“Esta ação não apenas viola os princípios democráticos mais básicos, mas também representa uma tentativa flagrante de silenciar uma voz que ressoa com milhões de paulistanos. É um ataque direto não apenas a Pablo Marçal, mas à própria democracia e ao direito dos cidadãos de São Paulo de escolherem livremente seus representantes.”

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Câmara de Caçador sedia evento voltado ao fortalecimento da juventude

A Câmara Municipal de Caçador sediou, na tarde desta...

Frente fria chega a SC na sexta-feira e aumenta risco de temporais

A sexta-feira (28) será marcada pela aproximação de uma...

Felino silvestre é encontrado morto na BR-282 no Meio-Oeste

Um felino silvestre foi encontrado morto na rodovia BR-282,...

Vai levar menores à Expo Videira? Veja as regras para entrada

Faltando menos de 15 dias para a Expo Videira...

Fraiburgo sedia Seminário de Bovinocultura de Leite

Produtores rurais, técnicos, profissionais e representantes de instituições ligadas...

Publicação Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 141/2026 Pregão Eletrônico n. 52/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Comunidade de Aparecida avança com construção de capela externa em Videira

A Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, em Videira, segue...