Justiça manda tirar do ar perfis de Pablo Marçal

Decisão liminar atende a pedido do PSB e alega abuso de poder na monetização de vídeos na internet

A Justiça Eleitoral determinou a suspensão temporária dos perfis em redes sociais de Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, usados para monetização. Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral-SP e o candidato disse que irá recorrer.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A liminar foi concedia pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral, após ação movida pelo PSB, partido da candidata Tabata Amaral.

Publicidade

Na representação, a legenda solicita a abertura de um inquérito contra Marçal por pagar seguidores que distribuem cortes de seus vídeos nas redes sociais.

Embora a decisão tenha efeito imediato, as plataformas só serão obrigadas a cumprir após serem oficialmente notificadas. Até as 15h23, todos os perfis ainda estavam no ar e eram usados para divulgar as contas “reservas” criadas por sua campanha.

“Destaco que não se está, nesta decisão, a se tolher a criação de perfis para propaganda eleitoral do candidato requerido, mas apenas suspender aqueles que buscaram a monetização dos ‘cortes’ por meio de terceiros interessados”, afirmou o juiz.

No documento, ele ainda sustenta que “monetizar cortes” equivale a disseminar continuamente uma imagem “sem respeito ao equilíbrio que se preza na disputa eleitoral.”

“Notadamente o poderio econômico aqui estabelecido pelo requerido Pablo suporta e reitera um contínuo dano e o faz, aparentemente, em total confronto com a regra que deve cercar um certame justo e proporcional.”

Em live nas redes sociais logo após a decisão, Marçal disse estar sendo censurado. Em nota, afirmou ser alvo de perseguição política.

“Esta ação não apenas viola os princípios democráticos mais básicos, mas também representa uma tentativa flagrante de silenciar uma voz que ressoa com milhões de paulistanos. É um ataque direto não apenas a Pablo Marçal, mas à própria democracia e ao direito dos cidadãos de São Paulo de escolherem livremente seus representantes.”

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sol predomina e temperaturas voltam a subir em Santa Catarina até sexta-feira

O tempo segue firme em Santa Catarina nos próximos...

Câmara de Videira analisa oito projetos em sessão desta terça-feira

A Câmara de Vereadores de Videira realiza, na noite...

Foragido por homicídio em Santa Catarina é preso na Alemanha

Um homem condenado por um homicídio cometido em Santa...

Homem que atacou pai e filho durante churrasco é condenado a 15 anos de prisão

Um homem denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina...

Férias de inverno da rede municipal de ensino de Videira começam em 20 de julho

A Secretaria Municipal de Educação de Videira definiu o...

Hemosc faz apelo por doações para manter estoques de sangue em Santa Catarina

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina...

TRE-SC vai convocar mesários das Eleições 2026 pelo WhatsApp

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina inicia, na próxima...