Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

SC registra 3,75% dos casos de assédio eleitoral em ambientes de trabalho

No Brasil, o MPT já contabiliza 533 denúncias de assédio eleitoral.

Até o início desta semana, Santa Catarina registrou ao menos 20 denúncias de assédio eleitoral no ambiente de trabalho. Os dados são do Ministério Público do Trabalho (MPT), que investiga essas ocorrências. No Brasil, o MPT já contabiliza 533 denúncias de assédio eleitoral. Este número tende a crescer nas semanas que antecedem as eleições, período em que tais casos costumam aumentar.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O assédio eleitoral se caracteriza pela intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento com o objetivo de manipular o voto dos trabalhadores.

Publicidade

Segundo o professor Daniel Pinheiro, do Departamento de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), existem duas modalidades de assédio: direto e indireto.

Na forma direta, um chefe ou empresário tenta convencer o empregado a votar em um candidato específico. Já o assédio indireto envolve ameaças sobre possíveis consequências negativas se um determinado candidato vencer, sem citar nomes.

Veja também

Fábrica do Meio-Oeste de SC é acusada de assédio eleitoral

Sindicatos e MPT lançam aplicativo para denúncias de assédio eleitoral

Pinheiro alerta para as consequências graves desse fenômeno. Ele destaca que o assédio eleitoral cria uma cultura de não-reflexão sobre as eleições, enfraquecendo o debate político e fortalecendo elites.

Luciana Teles Gomes, procuradora do trabalho e coordenadora regional da Coordigualdade no MPT-SC, explica que esse aumento ocorre porque o objetivo do assédio é falsear o voto. “O trabalhador ainda pode buscar ajuda junto aos órgãos públicos”, afirma.

Como Denunciar

Denunciar assédio eleitoral é simples e não exige identificação. As denúncias podem ser feitas no site do MPT. “O trabalhador deve procurar o site, preencher o formulário de denúncia e, se possível, anexar comprovações, como conversas de WhatsApp ou fotos”, orienta Gomes.

No dia da votação, neste domingo (6), o MPT estará de plantão para receber denúncias de eleitores. No sábado (5) e domingo, as unidades do MPT em Santa Catarina funcionarão presencialmente, das 12h às 17h.

Após a denúncia, o MPT pode iniciar investigações. As empresas denunciadas podem receber recomendações e termos de ajuste de conduta.

Caso as denúncias sejam comprovadas, ações civis públicas podem ser ajuizadas, visando reparação de danos e a proibição de novas condutas.

Até o momento, duas recomendações e um termo de ajuste de conduta foram firmados em Santa Catarina.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações de NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Colisão entre carro e caminhão deixa duas vítimas em Fraiburgo

O Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo atendeu nesta...

Fim de semana em Santa Catarina terá sol, calor e risco de temporais

O sábado (04) começa com muitas nuvens de acordo...

Homem que roubou mãe e filha e cometeu ato libidinoso em parque de Videira é condenado

A Justiça de Santa Catarina condenou um homem de...

Dom Orlando Dotti participa de celebrações e lança livros em Caçador

O bispo Dom Orlando Dotti está em Caçador para...

Entenda por que o metanol virou ameaça real nas bebidas alcoólicas

O uso do metanol em bebidas alcoólicas, especialmente nos...

Mais Lidas da semana

Fim de semana em Santa Catarina terá sol, calor e risco de temporais

O sábado (04) começa com muitas nuvens de acordo...

Fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar a CNH recebe aval do governo

Nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Tangará realiza audiência sobre vacina obrigatória contra Covid-19 em crianças

A Câmara Municipal de Tangará recebeu, na noite de...

Fim do horário de verão pode ser oficial após aval da Câmara

A Câmara dos Deputados deu o primeiro passo significativo...

Mulher tenta se defender e homem fica ferido por faca em Videira

Uma discussão seguida de agressões entre um casal terminou...

Outros Tópicos Interessantes