Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Alesc discute pacote anti-drogas e proibição de cigarro em locais públicos

Se passarem pelas comissões, propostas ainda precisam do crivo do plenário da Alesc e da sanção do governador Jorginho Mello (PL)

CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Alesc discute pacote anti-drogas e proibição de cigarro em locais públicos nesta terça (05).

Os dois projetos de lei em discussão são na CCJ da ALESC, são contra uso de cigarros e drogas ilícitas em espaços públicos, ambos com previsão de multa. Se passarem pelas comissões, as propostas ainda precisam do crivo do plenário e da sanção do governador Jorginho Mello (PL) para serem aplicadas.

O que diz cada projeto anti-droga na Alesc

Proibição de cigarro em parques públicos

De autoria do deputado Jair Miotto (União Brasil), o projeto 0351, de 2020, determina que “fica proibido o consumo de cigarro e derivados do tabaco nos parques do Estado de Santa Catarina”.

Publicidade

A matéria prevê multa de R$ 5 mil para quem ser sancionado. O valor pode dobrar em caso de reincidência em um intervalo de dois anos.

Na justificativa, o deputado diz que a proibição “não se estende a ruas e avenidas”.

“Quem deseja se intoxicar com o cigarro pode dirigir-se à rua ou avenida mais próxima – ou seja, o direito defumar publicamente não está tolhido”, argumenta.

Por outro lado, nos parques, o projeto sustenta que “fumaça proveniente do cigarro não alcance pessoas que buscam vida saudável, ao mesmo tempo em que protegemos nossas crianças, pois praticar esporte é uma opção benéfica”.

Multa para flagrante com drogas ilícitas

Outro projeto de lei que será analisado pela CCJ é o de número 019, de 2024, do deputado Delegado Egídio (PTB).

Veja também

Jana Guedes toma posse e reforça Bancada Feminina da Alesc

Alesc lança concurso com salários de R$ 12 mil

Ele prevê “sanções administrativas aplicadas às pessoas que forem flagradas em áreas e logradouros públicos portando para consumo ou consumindo drogas ilícitas”.

No texto, parlamentar diz que “constitui-se em infração administrativa a pessoa que for flagrada em quaisquer áreas e logradouros públicos do Estado de Santa Catarina, portando para consumo ou consumindo drogas ilícitas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”.

A proposta abrange os seguintes espaços públicos:

  • Avenidas;
  • Rodovias;
  • Ruas;
  • Alamedas, Servidões, Caminhos e passagens;
  • Calçadas;
  • Praças;
  • Ciclovias;
  • Pontes e viadutos;
  • Áreas de vegetação e praias;
  • Hall de entrada dos edifícios e estabelecimentos comerciais que sejam conexos à via pública e que não sejam cercados;
  • Pátios e estacionamentos dos estabelecimentos que sejam conexos à via pública e que não sejam cercados;
  • Área externa dos campos de futebol, ginásios de esportes e praças esportivas de propriedade pública;
  • Repartições públicas e adjacências.

O valor da multa a ser aplicada é de um salário mínimo regional vigente, e a Polícia Militar será a responsável por fiscalizar e aplicar a sanção.

Fonte:
ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Colisão entre carro e caminhão deixa um morto na SC-350

Um grave acidente de trânsito foi registrado na manhã...

Frio fora de época: entenda a causa e quando o calor retorna

O verão de 2026 segue com características mais próximas...

“O Agente Secreto” conquista quatro indicações ao Oscar 2026

O filme brasileiro "O Agente Secreto", dirigido por Kleber...

Micro-ônibus de Fraiburgo perde os freios e atropela motorista

Na madrugada desta quinta-feira (22), por volta das 3h,...

Anvisa determina recolhimento de lote do chocolate Laka

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ordenou o...

Mais Lidas da semana

Caçadorense morre em grave acidente na BR-153 no Paraná

Um caminhoneiro caçadorense morreu em um grave acidente registrado...

Caçadorense busca ajuda para cirurgia urgente contra câncer

O caçadorense Luiz Antônio de Córdova, de 40 anos,...

Mulher morre após ficar presa sob trator em estrada rural de Videira

Um grave acidente de trabalho rural resultou na morte...

Motociclista de 24 anos morre em grave acidente com caminhão em Videira

Um grave acidente, na SC-135, próximo ao trevo do...

Vítimas de grave acidente na BR-282 são identificadas; prefeitura decreta luto

Foram identificadas como Julia Picinini Pelinson, de 25 anos,...

Outros Tópicos Interessantes