Binômio de SC é o mais certificado do Brasil

A dupla já se destacava em anos anteriores e agora lidera com oito certificações operacionais ativas

Santa Catarina reafirma sua liderança nacional nas operações com cães de busca e resgate. Em 2025, o sargento Matheus Premoli, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), e seu cão Bono conquistaram um feito inédito. A dupla se tornou o único binômio do Brasil com oito certificações operacionais simultâneas ativas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Essa marca histórica consolida uma trajetória de excelência. Em 2023 e 2024, Premoli e Bono já estavam entre os destaques do país, ao lado dos cães Hokay e Ayla, ambos de Pernambuco, com seis certificações. Agora, com a oitava validação, Premoli e Bono ultrapassam todos os demais binômios brasileiros.

Publicidade

A conquista reforça o destaque de Santa Catarina na modalidade RM (Rural + Urbano). Segundo a CONABRESC – LIGABOM, o estado conta com nove cães certificados, sendo referência em preparo para desastres naturais, áreas colapsadas e locais de difícil acesso.

No CBMSC, a união entre o bombeiro cinotécnico e seu cão de busca recebe o nome de binômio. Essa parceria é essencial em operações de resgate, pois combina o preparo técnico do militar com a incrível capacidade olfativa dos cães treinados.

O sargento Premoli destaca o esforço diário por trás da conquista. “O Bono está comigo desde os 67 dias de vida… é um ser vivo que necessita de cuidados e treinamentos constantes”, afirma. Ele também ressalta a dedicação contínua: “Nossa função é diferenciada… após os horários normais de trabalho e treinos no quartel, ficamos de sobreaviso”.

Além das missões de busca e salvamento, a dupla também exerce importante papel social. Premoli e Bono participam de visitas a escolas, hospitais e instituições, aproximando a população do trabalho dos bombeiros e mostrando o valor dos cães de busca no atendimento à comunidade.

O sucesso da atuação com cães também é resultado de investimento contínuo do governo estadual. O CBMSC oferece alimentação de qualidade, assistência veterinária e espaços adequados para treinos. Isso garante a preparação física e técnica dos animais e seus condutores.

Binômios catarinenses

Hoje, o CBMSC mantém 10 binômios ativos, espalhados estrategicamente por Santa Catarina:

  • Sgt. Matheus Premoli – Bono (Araranguá)
  • Cb. Jean Renato Vieira – Ilha (Florianópolis)
  • Sgt. Willian Valdeley Marques – Marley (Gov. Celso Ramos)
  • Cb. Genivan Kull – Nick (Itapema)
  • Cb. Thiago Amorim – Moana (Itajaí)
  • Sgt. Jacques Romão – Fogo (Blumenau)
  • Sgt. Marcos Vieira – Luna (Rio do Sul)
  • Sd. Amauri Vargas – Magi (Xanxerê)
  • Sgt. Carlos Souza – Zaara (Brusque)
  • Cb. Guilherme Galli – Sasuke (Lages)

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações CBMSC | Imprensa

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ônibus da dupla Wilson e Soraia se envolve em grave acidente

Um grave acidente de trânsito registrado na madrugada deste...

Consumidores podem pedir reembolso de produtos da Ypê

Consumidores que adquiriram produtos da Ypê incluídos na suspensão...

Polícia Militar prende motorista por embriaguez ao volante

Na madrugada de sábado, 16, a Polícia Militar prendeu...

Novo esquema viário no Berger pretende evitar conversões perigosas 

A partir da semana que vem, mudanças de sentido...

Veículo é destruído por incêndio em Celso Ramos

Um veículo utilitário ficou completamente destruído após um incêndio...

Hospital divulga nota sobre morte de empresário envenenado em Videira

O Hospital Salvatoriano Divino Salvador divulgou uma nota oficial...

Inscrições para o Santa Catarina Canta 2026 são prorrogadas até 20 de maio

Os talentos vocais de Santa Catarina ganharam uma nova...

Campanha Mãos que Aquecem lança 12ª edição em Caçador

A 12ª edição da campanha “Mãos que Aquecem” foi...