Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Caravelas-portuguesas causam lesões nas praias de SC

Em sete dias, o Corpo de Bombeiros registrou 44 ocorrências de lesões causadas pelo animal

As caravelas-portuguesas já estão fazendo aparições nas praias catarinense, trazendo preocupação com lesões em banhistas. Encontradas em Florianópolis e Balneário Camboriú, durante os primeiros sete dias após o início das ocorrências, o Corpo de Bombeiros registrou 44 casos de envenenamento, popularmente conhecidos como “queimaduras”, devido ao contato com esses animais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A presença de águas-vivas é comum no verão, e a espécie é conhecida por causar envenenamento ao contato com a pele.

Publicidade

Segundo o professor Alberto Lindner, responsável pelo laboratório de Biodiversidade Marinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a caravela-portuguesa pode ser perigosa, e em casos mais graves, a pessoa afetada deve procurar ajuda dos bombeiros ou serviços de emergência.

Esses animais, que vivem em alto-mar, começam a chegar às praias à medida que as temperaturas aumentam.

Lindner explica que, com o avanço do verão, ventos e massas de água de áreas mais quentes trazem as caravelas-portuguesas em direção às praias.

Veja também

Cerca de 1.250 kg de carnes impróprias para consumo foram apreendidos em SC

Aposta da região fatura R$ 91 mil na Mega-Sena

Na Ilha de Santa Catarina, elas aparecem principalmente nas praias voltadas para o oceano, sendo menos comuns nos balneários voltados para o continente.

O Corpo de Bombeiros tem sinalizado as praias mais afetadas com uma bandeira lilás, indicando a presença dessas águas-vivas. Além disso, a população pode consultar o aplicativo CBMSC Cidadão, que informa sobre a incidência de águas-vivas e a balneabilidade das praias.

Se você for vítima de uma lesão causada por uma água-viva, os bombeiros orientam que procure um guarda-vidas. Algumas dicas de primeiros socorros incluem

  • a remoção cuidadosa dos tentáculos sem esfregar a pele,
  • lavar a área afetada com água do mar, e
  • aplicar compressa de vinagre por 10 minutos para neutralizar o veneno.

Apesar das ocorrências, Lindner alerta que a presença das águas-vivas não tem relação com a qualidade da água, podendo ser observada tanto em águas limpas quanto mais turvas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Atendimento do Centro do Bem-estar Animal é questionado em Caçador

A Câmara Municipal de Caçador aprovou, por unanimidade, uma...

Fechamento de escola rural em Curitibanos é suspenso pela Justiça

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) conquistou uma...

Publicação Legal – Aviso de Retificação – Processo Licitatório n. 18/2025 Pregão Eletrônico n. 7/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de RetificaçãoProcesso...

Polícia Militar atende denúncia de cárcere privado em Matos Costa

A Polícia Militar foi acionada na segunda-feira (9) para...

Hospital Maice promove bazar com produtos da Receita Federal

O Hospital Maice promove no dia 7 de março,...

Mais Lidas da semana

Gasolina fica mais cara para o consumidor apesar dos cortes da Petrobras

Desde dezembro de 2022, a Petrobras reduziu em 16,4%...

Vítimas do ônibus que caiu em ribanceira tinham entre 50 e 62 anos

Foram identificadas as quatro vítimas que morreram no grave...

Sindicato dos Professores vai à Justiça para liberar banheiros unissex nas escolas de SC

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina...

Homem morre após ser esmagado pela cabine de caminhão no Meio-Oeste

Um grave acidente de trabalho resultou na morte de...

Carreta tomba e interdita SC-350 sentido à BR-153

Uma carreta tombou na SC-350 sentido a BR-153 no...

Outros Tópicos Interessantes