Rádios RBV

Menu

Detran derruba 15 sites falsos por semana em SC

Existe um site falso do Detran/SC no ar que, geralmente, aparece como link patrocinado no Google, onde é possível fazer o pagamento via PIX

O golpe do Pix utilizando o nome do Detran/SC tem crescido em número de denúncias e reclamações. O golpista utiliza os dados do proprietário do veículo consultado em uma plataforma falsa, para criar mensagens eletrônicas comunicando infrações ou pagamento de taxas com uma chave Pix. Detran derruba 15 sites falsos por semana em SC.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O site oficial do Detran/SC é www.detran.sc.gov.br. O Detran/SC também informa que não aceita pagamento por Pix.

No Google, ao digitar Detran/SC, o primeiro site que aparece na lista é uma plataforma falsa e patrocinada. Ela direciona o usuário para a página de consulta do licenciamento veicular e, ao colocar a placa e o Renavam, o golpista de posse dos dados entra em contato com o proprietário do veículo via celular, e já envia uma fatura digital para ser quitada via Pix.

Veja também

Golpistas usam IA para tirar vantagem de enchentes no RS

Sebrae alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

“As pessoas infelizmente estão caindo nesse golpe de uma forma brutal, é preciso tomar cuidados mínimos, por exemplo, ao fazer o Pix, antes de confirmar, saber se está escrito ali Detran Santa Catarina, Detran como destinatário, o que não vai ocorrer por que o Detran não envia Pix para ninguém. Nós derrubamos em torno de 15 sites por semana por conteúdo golpista, e infelizmente vamos ter que tomar uma medida mais dura” revela o presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes.

Novo acesso será através do Gov.BR

Santa Catarina vai aderir ao mecanismo já utilizado nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, onde para fazer a consulta veicular, o usuário vai precisar estar logado na plataforma gov.br.

Isso deve gerar muita polêmica, pois segundo os dados do Detran/SC apenas 42% dos motoristas no Estado possuem a carteira digital ou o acesso ao portal do governo federal.

Fonte:
NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Casal de influenciadores é preso com mais de 170 kg de drogas em SC

Uma operação de inteligência da Polícia Militar de Santa...

Obras interditam ponte de Santa Lúcia em Videira por 7 dias

A ponte localizada na comunidade de Santa Lúcia, interior...

Programas da Câmara de Vereadores de Videira

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Programas da Câmara de Vereadores de Iomerê

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Identificado corpo encontrado no Rio do Peixe em Videira

Foi identificado como Ronmy José Rondón, 26 anos, o...

GAECO investiga fraude em concurso público no Meio-Oeste de SC

Na manhã da última terça-feira, 12 de agosto de...

Corpo é encontrado no Rio do Peixe em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira localizou na...

Morre o ex-presidente da Fundação de Esportes de Caçador, Cláudio Granja

Morreu na manhã desta quarta-feira (13) o professor aposentado...

Outros Tópicos Interessantes