Ibiam e Fraiburgo decretam situação de emergência após estragos causados por tempestades

Ventos fortes, granizo e muita chuva causaram danos em mais de 700 residências

Os municípios de Ibiam e Fraiburgo, localizados no estado de Santa Catarina, decretaram Situação de Emergência após sofrerem danos expressivos provocados por intensas tempestades. O avanço de uma frente fria causou chuvas volumosas, vendavais e granizo entre os dias 4 e 5 de junho. As consequências deixaram centenas de edificações danificadas e exigiram resposta imediata das autoridades locais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Em Ibiam, município do Meio-Oeste catarinense, os impactos foram especialmente severos. Cerca de 200 residências, além de prédios públicos e estabelecimentos comerciais, sofreram danos estruturais.

Publicidade

Diante do cenário de destruição, a prefeitura emitiu decreto de Situação de Emergência. A medida permite a mobilização de recursos estaduais e federais, além de facilitar ações de assistência humanitária e recuperação de infraestruturas.

Já em Fraiburgo, no Vale do Rio do Peixe, o quadro não foi diferente. O município foi atingido por granizo intenso, que se espalhou por praticamente todo o território. Telhados foram destruídos, diversas construções sofreram avarias, e famílias precisaram de apoio imediato.

A prefeitura também declarou Situação de Emergência, com foco em acelerar reparos e garantir a segurança da população.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, os eventos climáticos da semana já afetaram pelo menos 16 municípios da região Oeste.

“Uma nuvem funil foi observada em Lajeado Grande”, informou o órgão, “mas não houve confirmação de tornado.” A instituição também emitiu 16 alertas via cell broadcast, reforçando a importância do monitoramento meteorológico contínuo.

A previsão de tempestades havia sido amplamente divulgada pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC), incluindo o risco de granizo, raios e rajadas de vento acima de 80 km/h. Os efeitos confirmaram os alertas e exigiram resposta rápida dos gestores municipais.

Além de Ibiam e Fraiburgo, outras cidades como Videira, Tangará e Herval d’Oeste iniciaram levantamentos para avaliar os danos e solicitar ajuda emergencial.

O reconhecimento da Situação de Emergência, somado ao Indicativo de Ação Humanitária (IAH), é essencial para liberar recursos e restabelecer os serviços básicos o quanto antes.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ASCOM Defesa Civil de SC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Plantio de árvores abre oficialmente a 5ª Ação RBVerde

A 5ª edição da Ação RBVerde foi aberta oficialmente...

Fim de semana terá sol e temperaturas amenas em SC

O fim de semana será marcado por tempo firme...

Pequenas atitudes fazem grande diferença na preservação da água

Deixar a torneira aberta ao lavar a louça, prolongar...

Governo sanciona lei que garante renovação automática da CNH

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta...

SC registra mais de 10 mil autuações por uso de drogas em espaços públicos em 7 meses

Uma lei estadual de Santa Catarina que prevê multa...

WhatsApp lança figurinhas, efeitos e recursos especiais para a Copa do Mundo

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (4) uma série de...

Bebê de quatro meses morre após complicações causadas por meningite bacteriana em Capinzal

Um bebê de apenas quatro meses morreu após complicações...

Professora é condenada por maus-tratos praticados contra bebês em creche

Uma professora de educação infantil foi condenada por maus-tratos...