Rádios RBV

Juíza que tentou impedir aborto legal de vítima de estupro é punida pelo CNJ

Durante a audiência, a juíza questionou a vítima, de 11 anos, se ela “Suportaria ficar mais um pouquinho?”

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

A juíza Joana Ribeiro, que tentou impedir um aborto legal de uma menina de 11 anos, foi punida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão foi tomada na terça-feira (18) de forma unânime. A magistrada foi censurada após tentar convencer a vítima, que havia sido estuprada, a continuar com a gestação.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O caso ganhou destaque nacional em 2022. A família da menina procurou a Justiça para garantir o aborto legal, conforme a lei brasileira.

“Suportaria ficar mais um pouquinho?”

Durante a audiência, a juíza questionou a vítima sobre a possibilidade de aguardar mais duas semanas para prolongar a gestação. “Suportaria ficar mais um pouquinho?”, teria perguntado Joana.

Segundo o CNJ, a juíza não apenas tentou dissuadir a vítima, mas também manteve a criança em um abrigo, o que atrasou o procedimento.

O Conselho Nacional de Justiça constatou que a ação da juíza foi inadequada, considerando o impacto negativo para a vítima.

Punição

Conforme a Lei Orgânica da Magistratura Nacional de 1979, a pena de censura impede que o juiz seja promovido por merecimento por um ano.

Veja também

Cães são envenenados em propriedade no interior de Herval d’Oeste

Muitas armas e munições apreendidas em Erval Velho

A situação foi revelada por reportagens dos sites Portal Catarinas e The Intercept, que divulgaram trechos da audiência com a menor.

Defesa da juíza

Em resposta, a defesa da juíza afirmou que a decisão foi tomada com base no dever de proteção à vida e segurança jurídica.

Na sessão do CNJ, o advogado da juíza, William Medeiros de Quadros, alegou que não houve abuso de poder. Ele argumentou que o caso teve grande exposição midiática e que a acusação foi injusta.

Por outro lado, o conselheiro relator, Luiz Bandeira de Mello, afirmou que a atitude da juíza gerou grande impacto e chocou a opinião pública.

O CNJ, após essa análise, puniu a juíza com a censura, dando fim ao processo.

O que disse o advogado

A defesa da Juíza Joana Ribeiro recebe com serenidade a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que impôs a pena de censura no âmbito do Processo Administrativo Disciplinar.

Sua decisão foi fundamentada exclusivamente na aplicação do direito, considerando os marcos legais e a jurisprudência vigente à época, sem abuso de poder ou desvio de finalidade. Sua postura foi orientada pelo dever constitucional de proteção à vida e pela responsabilidade de garantir segurança jurídica em um caso complexo e sensível.

A juíza reitera sua confiança no sistema de justiça e seu compromisso com a legalidade, ética e imparcialidade que sempre marcaram sua trajetória.

Juíza que tentou impedir aborto legal de vítima de estupro é punida pelo CNJ
Foto: Romulo Serpa/Agência CNJ

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Caçador sedia campeonato de basquete 3×3 neste sábado

A tradicional Festa da Fogueira, promovida pela Prefeitura de...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol no sábado e pancadas de chuva domingo

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Tarifas dos EUA ameaçam exportação de suco de laranja de Videira

A tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos...

Mais Lidas da semana

PT de Videira elege novo comando municipal

O Partido dos Trabalhadores (PT) deu mais um passo...

Ataque em escola no Rio Grande do Sul deixa uma criança morta

Ataque em escola no Rio Grande do Sul deixa...

Laudo aponta que padre Wilson não teve culpa no acidente fatal

O laudo pericial divulgado esta semana pela Polícia Rodoviária...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol no sábado e pancadas de chuva domingo

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Pintor morre ao cair de edifício em Caçador

Um trágico acidente de trabalho marcou a tarde desta...

Outros Tópicos Interessantes