Estado

Parajasc adia disputas após impasse com arbitragem

Parajasc adia disputas após impasse com arbitragem.O motivo é um impasse entre a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), organizadora dos Jogos, e os árbitros da Federação Catarinense de Atletismo (FCA), que alegam receber uma remuneração abaixo do requisitado para a competição e por isso muitos deles resolveram não atuar.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) começaram nesta terça-feira (28). Mas as provas de atletismo que deveriam ter iniciado na manhã de quarta (29), no Complexo Esportivo de Timbó, foram adiadas inicialmente para sexta-feira, sábado e domingo e neste momento estão sem data definida para acontecerem.

De acordo com nota da FCA, apenas três profissionais de arbitragem iriam trabalhar nos Jogos, e por isso não haveria equipe de arbitragem para atuar.

Veja também

Paratletas e Surdoatletas videirenses competem no Parajasc

Brasil conquista seis medalhas no Mundial de atletismo paralímpico

“Recentemente estivemos reunidos com o comando da FESPORTE e reiteramos a necessidade de ajustes na forma de remuneração, pagamento de deslocamento e alimentação, e novamente não fomos atendidos. Infelizmente após consultarmos nossos árbitros, apenas três deles se dispuseram a atuar na etapa estadual do Parajasc em Blumenau e por tal motivo comunicamos formalmente a FESPORTE que não havia equipe de arbitragem a ser indicada pela FCA” comunicou a nota da FCA.

A Fesporte publicou uma nota comunicando o adiamento das provas de atletismo

A poucos dias do início dos 17º Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), a Fesporte foi surpreendida com uma série de exigências referentes ao pagamento de pró-labore, entre algumas outras demandas solicitadas por parte da Federação Catarinense de Atletismo para a arbitragem das provas, deixando de apresentar a relação de árbitros para o evento.

A Fesporte reforça o seu compromisso com o paradesporto catarinense, e não está medindo esforços para que a realização dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), aconteça normalmente em todas as modalidades.

Na manhã de quinta-feira (31), uma reunião entre os municípios participantes do atletismo junto à Fesporte foi realizada. Foi definido que as competições desta modalidade serão adiadas sem data definida.

A reunião também definiu que pelo mesmo motivo, falta de árbitros, a modalidade de Bocha paralímpica será cancelada. Apenas quatro árbitros encontram-se disponíveis para a competição que tinha 76 inscritos, sem coordenador técnico para gerenciar a equipe de arbitragem.

Tribunal de Justiça Desportiva

Em comunicado, a Fesporte afirma ter acionado o Tribunal de Justiça Desportiva após o cancelamento do envio de árbitros para as provas de paratletismo na 17ª edição do Parajasc, em Blumenau. A surpresa veio com uma série de exigências por parte da Federação Catarinense de Atletismo, que deixou de cumprir o acordo previamente estabelecido para o evento. A questão, segundo a Federação de Atletismo, girava em torno do prolabore dos árbitros, dentre outras demandas.

O presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, diz que tentou viabilizar a vinda de profissionais de outros estados, mas alega ter enfrentado uma pressão por parte da federação, levando os árbitros de fora a desistirem de participar da competição catarinense.

A situação provocou indignação por parte da Fesporte, que considerou lamentável o cenário criado pelos árbitros de atletismo para os Parajasc em Blumenau. Freibergue Nascimento expressou frustração com a dificuldade de encontrar profissionais de outros estados devido a uma “liderança negativa” e apelou por uma política pública que favoreça a abertura desse mercado controlado pelos árbitros.

Uma reunião foi agendada para a próxima segunda-feira (3) para avaliar a situação e tomar as providências cabíveis diante do impasse.

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

Caçador inicia 4ª etapa de pavimentação na Linha São Francisco

A Prefeitura de Caçador assinou nesta sexta-feira, 11, a ordem de serviço que autoriza o…

39 minutos ago

Previsão do Tempo: Santa Catarina oscila entre tempo firme e instabilidades

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado (12), apresenta que a instabilidade mais…

2 horas ago

Videira registra 50 novos casos de dengue em uma semana

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira divulgou nesta sexta-feira, 11 de abril de 2025,…

3 horas ago

Alencar Mendes destaca avanços em 100 dias de mandato em Caçador

Com mais de 3 mil dias à frente do Executivo de Caçador, somando os períodos…

4 horas ago

Pais já podem consultar caderneta de saúde da criança pelo celular

Pais e responsáveis já podem acessar a versão digital da Caderneta de Saúde da Criança…

4 horas ago

This website uses cookies.